Mulher de óculos em frente de computador com fones a atentar a fraude

Atenção a ofertas de emprego e crédito fácil: Podem ser fraude

Atente às seguintes recomendações do Banco de Portugal (BdP) para que não caia em esquemas de fraude. 

10 May 20242 min

Vous avez aimé ce que vous avez lu? Partagez-le!

Estas são as situações de tentativa de fraude em causa 

O Banco de Portugal (BdP) está a alertar para tentativas de fraude associadas a ofertas de emprego, investimentos com retorno avultado e crédito fácil.  

Em notícia do Notícias ao Minuto, pode ler-se a explicação do BdP sobre o que está em causa: “Tentativas de fraude em que, através de mensagens (SMS ou chats/mensagens instantâneas), anúncios em plataformas sociais ou chamadas telefónicas, as pessoas são aliciadas a aderir a grupos de chat, para obter rendimento adicional, no âmbito de uma oferta de emprego, de um investimento com elevado retorno ou da concessão de um crédito com condições vantajosas”. 

Pelo que, o supervisor aconselha a que “esteja atento a estas situações”. Isto porque “podem estar em causa esquemas em pirâmide, em que os infratores pretendem usar a sua conta de pagamento como 'conta-mula', ou seja, como conta de passagem de valores conseguidos de modo fraudulento: creditam a sua conta, manipulando-o para que, posteriormente, transfira esses valores para outra conta”, lê-se na notícia. 

Note então que não deve nunca clicar “em links presentes em mensagens recebidas de desconhecidos”, nem abrir “mensagens duvidosas”. Além disso, “não adira a grupos de chat de origem desconhecida. Não execute pagamentos, nem instale nenhum programa/aplicação a pedido de terceiros, com vista à obtenção de rendimento fácil. É muito provável que qualquer uma das situações descritas se trate de fraude”, deixa a recomendação o BdP, segundo a notícia. 

Para aceder a rendimento de forma mais facilitada, os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudá-lo! Poupamos o seu tempo, o tratamento de toda a burocracia e não cobramos custos pelo processo. Quer tenha já um financiamento e pretenda pagar menos de prestação mensal, ou aceder a um novo crédito com as melhores condições do mercado, estamos aqui para o acompanhar: Contacte-nos já. 

Newsletter

Abonnez-vous à notre newsletter et ne manquez aucun contenu.