analytics
Subsídio parental inicial: Acesso vai passar a ser mais simples

Subsídio parental inicial: Acesso vai passar a ser mais simples

Nova medida do Governo, parte do processo de Transição Digital dos serviços públicos, torna o acesso ao subsídio parental inicial mais simples. 

04 Sep 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Agora, é mais fácil aceder ao subsídio parental inicial pelos progenitores 

Em julho, um dos objetivos do Governo no decorrer da Transição Digital e à Modernização, era “promover a uniformização, simplificação e digitalização dos serviços públicos”. “O objetivo era chegar a cada vez mais cidadãos e empresas" através de um "atendimento público dividido em quatro eixos: mais articulado, mais flexível, mais simples e para todas as pessoas”, é o que se pode ler no Notícias ao Minuto

Pelo que, o Governo partilha agora na sua conta de Instagram que, na senda desta medida, passará a ser mais simples o cidadão aceder ao subsídio parental inicial, com a apresentação de todas as modalidades do subsídio adequadas à respetiva situação familiar, bem como a previsão dos valores a receber. 

Desta forma, os cidadãos poderão ficar melhor informados, proativa e simplificadamente, sobre as suas opções de gozo do subsídio em causa, o que facilitará o acesso ao benefício. 

De relembrar que o subsídio parental inicial é uma prestação social disponibilizada em dinheiro de até 120 ou 150 dias consecutivos, à escolha dos progenitores. 

Depois do período inicial de 42 dias – correspondente ao subsídio parental exclusivo da mãe - o período deste subsídio pode ser repartido pelos progenitores, sem prejuízo das regras indicadas. 

Quer continuar a saber atualizações sobre estes temas? Subscreva a newsletter semanal do Poupança no Minuto e fique a par de toda a atualidade do universo financeiro e de dicas de poupança!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.