analytics
Quem não tem de entregar IRS? Saiba as situações

Quem não tem de entregar IRS? Saiba as situações

Está em dúvida se terá de entregar a declaração de IRS este ano ou não? O Fisco esclarece as situações em que não é necessária a entrega. 

19 Apr 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quem fica de fora da obrigação fiscal do IRS? 

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o Fisco veio esclarecer quais as situações em que não precisa de entregar a declaração de IRS em 2024, face aos rendimentos de 2023. 

O prazo para a entrega começou a 1 de abril e decorre até 30 de junho, mas há exceções para quem tem de entregar a declaração deste imposto. 

“Se recebeu até 8.500,00€ de rendimentos de trabalho dependente ou pensões, sem qualquer retenção na fonte, não tem de entregar a declaração de IRS”, esclarece o Fisco na publicação.  

Além disso, fica também de fora desta obrigação fiscal qualquer contribuinte que tenha obtido “rendimentos sobre os quais pagou taxas liberatórias e não quer adicioná-los aos restantes rendimentos para a aplicação das taxas gerais do IRS”. 

O Fisco indica que todas as exceções estão previstas neste documento da Autoridade Tributária, onde estão ainda explícitas as seguintes exceções que isentam os contribuintes da entrega de IRS: 

  • Optar pela tributação conjunta no caso de ser casado ou unido de facto; ou 
  • Receber rendas temporárias e vitalícias que não se destinam ao pagamento de pensões, ou 
  • Receber rendimentos em espécie, ou 
  • Receber rendimentos de pensões de alimentos de valor superior a 4.104,00 euros. 

Se procura poupar(-se), saiba que o Poupança no Minuto é um intermediário de crédito e mediador de seguros que reorganiza os seus produtos financeiros por forma a baixar as suas prestações mensais! Fale connosco para saber melhor como o podemos ajudar: 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.