Qual será o impacto económico da Taylor Swift em Portugal?

Qual será o impacto económico da Taylor Swift em Portugal?

A cantora Taylor Swift passou por Lisboa com a sua Tour nos passados dias 24 e 25 de maio, com dois shows completamente esgotados. A febre foi real e não foi apenas dos portugueses: a artista atraiu muitos estrangeiros ao país para assistir ao seu concerto. Perceba o impacto económico que poderá ter em Portugal. 

28 May 20244 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Como os concertos de Taylor Swift podem impactar economicamente Portugal? 

O impacto económico da passagem de Taylor Swift pelos vários países com a sua Tour Mundial tem sido significativo. Nos Estados Unidos da América (EUA), de acordo com publicação do Notícias ao Minuto, a Mastercard aponta para um aumento dos gastos com restauração em 68% e, em alojamento, 47%. 

Pelo que o impacto em restaurantes locais e hotéis, bem como no pequeno retalho, ao nível económico sentiu-se significativamente nos EUA. Mas será que o mesmo acontecerá em Portugal? 

A cantora passou por Lisboa com o seu concerto “The Eras Tour” nos dias 24 e 25 de maio, no Estádio da Luz e o público português deixou a sua marca na cantora. “Deixei o meu coração em Lisboa”, afirmou Taylor na sua rede social Instagram. Mas não só os portugueses marcaram presença nestes shows, muitos estrangeiros vieram até Portugal para ver a cantora, o que aumenta a previsão do impacto económico. 

Segundo a notícia, a Mastercard considera que o impacto será forte. Com o seu estudo Experience Economy, a empresa analisou os gastos em experiências em 24 países a nível europeu, sendo que, em Portugal, 79% revelou uma forte vontade de assistir a um concerto de nível mundial, face aos 63% da restante Europa. 

“Em Portugal, 75% dos inquiridos considera que ver atuar um músico de renome internacional é um programa muito atrativo e que 47% não trocaria por nenhuma outra experiência. É que 53% dos portugueses sente que ouvir a sua música favorita é a melhor coisa do mundo e, para 43%, ver ao vivo o seu cantor preferido seria o melhor momento da sua vida. 56% considera mesmo que estar na primeira fila do concerto da sua banda/artista favorita é um momento 'priceless', impossível de quantificar”, pode ler-se na notícia. 

Além disso, 79% dos portugueses consideram que ouvir música ao vivo é um momento de felicidade absoluta, sendo que 53% concordam que nada se compara a assistir ao concerto da sua banda favorita ao vivo. 

Como pode ler-se no Notícias ao Minuto, Natalia Lechmanova, Chief Economist Europe, Middle East & Africa, Mastercard Economics Institute, explicou que “todos concordam que Taylor Swift é uma força cultural, mas nem todos conhecem a força económica que representa, nomeadamente ao nível do impacto económico que tem nos locais onde faz os seus concertos. Só no ano passado, durante a sua digressão 'Eras Tour' nos Estados Unidos, todos os restaurantes num raio de 4 km dos concertos da Taylor registaram um aumento de 68% nas receitas, enquanto as receitas de hotelaria aumentaram 47% na mesma área. Esperamos, por isso, um impacto económico ainda maior na digressão europeia, neste verão. As robustas redes de transportes na Europa vão facilitar o acesso dos fãs aos recintos de espetáculos, pelo que os benefícios poderão ser ainda mais alargados, muito para além das zonas circundantes aos estádios”. 

O que aponta para que, “tal como nos EUA, é provável que as cidades mais pequenas tenham um maior impacto do que grandes centros. Uma vez que a parte europeia da digressão se realiza no verão, constitui, também, uma oportunidade perfeita para os consumidores combinarem o concerto com uma oportunidade de férias, o que, obviamente, irá impulsionar ainda mais a economia das cidades europeias”. 

Quer impulsionar também as suas economias? Saiba como pode poupar com os seus créditos e seguros através dos serviços gratuitos de intermediação de crédito e mediação de seguros do Poupança no Minuto, que podem ajudá-lo a diminuir as suas prestações mensais dos produtos! E aprenda ainda a poupar através da nossa newsletter semanal. Contacte-nos para mais informações e poupe(-se)!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores