Teclado com mãos a segurar cartão bancário para compras online sustentáveis

Procura comprar online de forma sustentável? Leia estas dicas

Hoje celebra-se o Dia da Terra e, para marcar este dia, a Inpost revelou cinco dicas para que os clientes de compras online possam fazer o processo de forma mais sustentável. Leia em seguida. 

19 Apr 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Adote estas cinco dicas se quiser fazer compras online mais sustentáveis 

No âmbito do Dia da Terra, assinalado hoje, dia 22 de abril, a InPost partilhou cinco dicas para que os clientes pudessem adotar nas suas compras online por forma a serem mais sustentáveis. 

Por facilitarem a vida dos clientes, as compras online devem ser o mais sustentáveis possível e é importante adotar certos comportamentos para o garantir. 

Então, repare nestas cinco dicas da InPost, partilhadas em notícia do Notícias ao Minuto

Agrupar as encomendas  

“O agrupamento de encomendas nas compras online tem múltiplas vantagens para o ambiente e é mais eficiente para a nossa economia e para os transportes. Ao agrupar várias encomendas num único envio, poderemos promover uma redução das emissões de carbono, uma vez que estaremos a aproveitar uma única viagem de carrinha de entrega para receber várias compras ao mesmo tempo. Desta forma, poupamos combustível e reduzimos o tráfego rodoviário ao maximizar a capacidade de carga dos veículos de transporte e entrega, o que também reduz a produção de resíduos associados às embalagens”. 

Escolher a opção de entrega não domiciliária  

“Cada vez mais pessoas estão a optar por receber as suas compras online fora de casa, o que é conhecido como entrega não domiciliária. Um inquérito da empresa de estudos de mercado Telling Insights revela que 53% das pessoas que vivem em cidades com mais de 50.000 habitantes já escolhem a opção de entrega não domiciliária quando fazem compras online. (...) A razão é simples: quando optamos por enviar para um endereço não domiciliário, podemos selecionar em que Ponto Pack ou Locker queremos levantar as nossas compras online. E 7 em cada 10 utilizadores escolhem um próximo da sua casa ou do seu local de trabalho, o que permite a 77% dos utilizadores deslocarem-se a pé até ao ponto de recolha”. 

Fazer devoluções em pontos de recolha  

“Por muito que pensemos no que vamos comprar, por vezes temos de devolver ou trocar um produto. Assim, da mesma forma que escolher a opção de entrega não domiciliária reduzirá a nossa pegada de carbono quando fazemos compras online, devolver o produto através do mesmo processo também contribuirá para um consumo mais sustentável”. 

Reutilizar e reciclar 

“Este conselho pode ser entendido de duas maneiras. Por um lado, convida-nos a prolongar a vida útil dos nossos bens para evitar deitá-los fora de um momento para o outro, bem como a recuperar os objetos úteis que podem ter uma segunda vida. O mercado de segunda mão, que foi popularizado por muitas plataformas, é uma boa opção para comprar de uma forma diferente”. 

Escolher lojas sustentáveis  

“Por fim, a InPost recomenda a compra através das lojas sustentáveis em todos os aspetos – desde o desenho à produção e distribuição dos seus produtos. Hoje em dia é muito fácil consultar a política de sustentabilidade das empresas no seu próprio sítio oficial e, além disso, complementar os dados com informação de auditores externos”. 

À procura de poupar? Conheça as opções que os intermediários de crédito e mediadores de seguro do Poupança no Minuto podem apresentar para que baixe as prestações dos seus produtos financeiros! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores