Telemóvel, caderno e caneta em mesa branca simbolizando nota de cobrança do IMI

Não recebeu a nota de cobrança do IMI? Saiba como consultar e pagar online

Se não recebeu a nota de cobrança do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) na sua morada ou caixa de entrada do e-mail, saiba como a consultar e pagar online. 

28 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Como consultar a nota de cobrança do IMI e pagá-la online? 

O prazo para pagar a primeira prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) termina no próximo dia 31 de maio

No caso de ter um valor a pagar até 100 euros, esta prestação será, inclusive, a única que irá pagar. 

A nota de cobrança para que tenha acesso aos dados para efetuar o pagamento do imposto é enviada por morada ou e-mail, e tem de ser liquidada até ao final do mês. 

Mas, se não a recebeu (pode acontecer, por exemplo, se não tiver a sua morada fiscal atualizada nas Finanças), saiba que pode aceder à mesma na sua conta do Portal das Finanças

O primeiro passo é aceder à sua conta com os dados de autenticação e, assim que entrar, clicar em – Todos os Serviços

Image

Por entre os vários serviços, procure por “Imposto Municipal sobre Imóveis”, e, abaixo do mesmo “Consultar Notas de Cobrança”. 

Image

Em seguida, selecione o ano correspondente ao qual quer pagar o imposto: neste caso, 2023

Image

Após este passo, irá aparecer a nota de cobrança respetiva com uma referência multibanco para que possa liquidar o valor.

Image

Através da referência pode então avançar com a transferência, numa caixa multibanco, “homebanking” ou da aplicação do seu banco.

Se precisar de um extra no seu orçamento mensal para suportar as responsabilidades fiscais, pode conseguir poupar com os seus contratos de créditos e seguros. Para isso, pode renegociar as atuais condições ou transferir os contratos para novas entidades! Entre em contacto com os intermediários de crédito e mediadores de seguro do Poupança no Minuto para podermos avaliar o seu caso, e assuma a poupança na sua rotina:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores