Medicamentos espalhados em simetria

Medicamentos grátis para (alguns) idosos: Como funciona a medida?

O Conselho de Ministros aprovou algumas medidas direcionadas aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI), como medicamentos grátis. Conheça as medidas em causa. 

21 May 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Beneficiários do CSI passam a ter medicamentos prescritos gratuitos 

O Conselho de Ministros aprovou a gratuitidade dos medicamentos que necessitavam de prescrição médica, para os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI). 

De acordo o Notícias ao Minuto, agora o nível de comparticipação dos medicamentos com prescrição médica será de 100% para cerca de 145 mil idosos, face aos 50% atuais. 

Esta medida entrará no próximo dia 1 de junho, podendo os beneficiários, a partir desta data, deslocar-se à farmácia para levantar os seus medicamentos (que precisam de receita médica) sem efetuar qualquer pagamento.  

Note que para os medicamentos de venda livre não está prevista a aplicação de descontos ou isenções, ainda que também prescritos pelo médico, como esclarece a DECO PROteste, segundo o site de informação

Na notícia é também esclarecido que a comparticipação de 100% se aplica a medicamentos sujeitos a receita médica, quer de marca, quer genéricos

“Os idosos abrangidos pela medida continuam a poder adquirir os seus medicamentos em qualquer farmácia, como acontecia quando os medicamentos eram pagos pelo utente. Apenas têm de apresentar a receita médica ao farmacêutico. No sistema informático da farmácia já existirá a informação de que aquele utente beneficia de comparticipação de 100%, que será aplicada automaticamente”, está ainda explicado na notícia. 

Saiba ainda que, a partir de junho, o Governo vai aumentar o valor de referência do CSI em 50 euros – de 550 para 600 euros, sendo que apenas serão contabilizados os rendimentos dos pensionistas e reformados que se candidatem à atribuição. 

Sobre o CSI, a notícia explica que o primeiro-ministro tomou também a decisão de “eliminar a condição de recurso segundo a qual os rendimentos dos filhos dos candidatos a beneficiários podia inviabilizar a atribuição desta prestação”. 

Se procura poupança, está a ler o site certo. Aumente a sua literacia financeira através dos nossos artigos diários e da nossa newsletter semanal, ou contacte-nos diretamente no caso de ter créditos e seguros, porque os intermediários de crédito do Poupança no Minuto podem ajudá-lo a diminuir as suas prestações mensais! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores