
Influencers financeiros: Como saber se posso confiar?
Deve conferir se os influencers que divulgam informação financeira têm a formação adequada. Leia estas dicas da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Posso confiar nas informações financeiras divulgada por influencers?
No âmbito da semana da formação financeira, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) partilhou um documento que tem como objetivo ajudar a reconhecer se está a ser influenciado por informação pouco fiável de influencers ou não.
De acordo com comunicado divulgado no Notícias ao Minuto, o documento explica: “As redes sociais tornaram-se uma fonte comum de informação financeira, mas nem todas as recomendações são credíveis ou ajustadas às nossas necessidades. É importante estarmos atentos aos sinais de alerta e refletirmos antes de seguir conselhos financeiros, especialmente de influencers sem formação adequada”.
“Antes de seguir um/a influencer financeiro ou seguir um dos seus conselhos financeiros, reflita e responda às perguntas seguintes [que constam no documento], assinalando com um sempre que a resposta às afirmações for 'sim'”, lê-se também.

A Ordem esclarece que o propósito é, então, “ajudar a reconhecer se está a ser influenciado/a por informação pouco fiável”. “Se se sentir ansioso/a, inseguro/a ou preocupado/a com as suas finanças, lembre-se que pode procurar ajuda profissional. Um/a Psicólogo/a pode ajudar!”, alerta.
Aceda ao documento em causa aqui.
Leia também: 5 podcasts sobre finanças que vão melhorar a sua literacia financeira
Atente a mais dicas sobre o universo financeiro, para proteger a sua carteira e aumentar as suas poupanças, acompanhando os conteúdos do Poupança no Minuto nas redes sociais e newsletter: