Dia da Mulher: Conheça 10 mulheres portuguesas com impacto no mundo dos negócios

Dia da Mulher: Conheça 10 mulheres portuguesas com impacto no mundo dos negócios

Neste Dia da Mulher partilhamos consigo, para inspiração, algumas mulheres com sucesso no mundo dos negócios. 

07 Mar 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Dia da Mulher: O espaço que as mulheres têm ganho no mundo empresarial

Desde gestoras e fundadoras a acionistas das maiores empresas nacionais e internacionais: A liderança está-lhes no sangue e movem milhões de euros com os seus negócios, que englobam equipas com milhares de trabalhadores. 

A distinção foi feita pela Forbes Portugal, em 2023, e destaca mulheres portuguesas bem-sucedidas no mundo empresarial através de uma análise comparativa a várias empresárias e executivas. 

O estudo foi feito com base em centenas de empresas em Portugal e no Estrangeiro, analisando cinco critérios de zero a 20, ordenando os nomes através de uma pontuação total final. 

Os critérios foram: fortuna, pessoal ou familiar; poder de decisão; poder de influência; internacionalidade dos negócios, e empreendedorismo. 

Chegou-se à conclusão de que as portuguesas destacadas “estão a desbravar terreno para que o mundo corporativo comece a dar mais oportunidades ao género sub-representado", de acordo com a Forbes. 

O objetivo desta avaliação foi cumprido – demonstrar o quanto as mulheres se estão a impor no mundo dos negócios, a criar de raiz os seus impérios ou a dar continuidade a projetos familiares. 

Pode concluir-se que os percursos das mulheres estão cada vez mais sólidos, estando a apostar cada vez mais nas carreiras, formação académica e empreendedorismo.

Hoje, é cada vez mais comum encontrar mulheres na ribalta no mundo empresarial, com currículos enriquecidos internacionalmente, competindo inclusive com o topo de mulheres no mundo nas áreas da banca e grandes multinacionais. 

Top 10 de mulheres portuguesas mais bem-sucedidas no mundo dos negócios 

Fique então a conhecer o top 10, por ordem, que a Forbes elegeu como sendo as mulheres portuguesas com maior sucesso nos negócios

1.º Paula Amorim – Acionista e administradora na Galp, Corticeira Amorim, Grupo Américo Amorim, Amorim Luxury Group 

2.º Cláudia Azevedo – Acionista e CEO da Sonae 

3.º Mafalda Duarte –Diretora-geral do Fundo Verde para o Clima 

4.º Inês Caldeira – Diretora-adjunta mundial da L’Óreal Paris 

5.º Manuela Ferro – Vice-presidente do Banco Mundial – Ásia e Pacífico 

6.º Vera Pinto Pereira – CEO EDP Comercial, administradora da EDP e presidente da Fundação EDP 

7.º Ana Figueiredo – CEO da Altice Portugal 

8.º Isabel Ferreira Pinto – CEO do Pingo Doce 

9.º Isabel Afonso – Diretora-geral Novartis Oncology China 

10.º Maria Ramos – Presidente da AngloGold Ashanti e consultora do Banco Mundial 

Quer começar o seu negócio? A Poupança no Minuto pode ajudar

Ficou inspirado? Gostava de iniciar o seu próprio negócio? A Poupança no Minuto pode dar o empurrãozinho para que inicie o seu projeto: Contratando um financiamento pessoal.

Com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto pode ter acesso à melhor proposta de crédito pessoal, e à mais adequada aos seus objetivos, necessidades e preferências.

O serviço de intermediação não tem qualquer custo e pode ajudá-lo a ter o balanço de que precisa, para dar início ao negócio com que sempre sonhou!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores