analytics
Dezembro traz nova descida das prestações da casa

Dezembro traz nova descida das prestações da casa

Segundo simulações, as prestações da casa descem em dezembro nos créditos habitação com taxa variável indexados à Euribor. 

05 Dec 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Prestações da casa com taxa variável vão descer novamente em dezembro 

As prestações da casa dos contratos de taxa variável vão voltar a descer em dezembro, com destaque para os créditos indexados à Euribor a 12 meses, que terão uma redução de 133 euros face à última revisão. 

De acordo com uma simulação da Deco/Dinheiro&Direitos partilhada no Notícias ao Minuto, que teve por base um financiamento de 150.000 euros com prazo de 30 anos, estas serão as descidas nos respetivos prazos: 

  • Euribor a 6 meses:

Os contratos com Euribor a seis meses verão uma redução na prestação para 697,91 euros, menos 87,91 euros do que em junho (785,82 euros). 

  • Euribor a 12 meses: 

Para os contratos com Euribor a 12 meses, a média da taxa em novembro foi de 2,506%, o que em dezembro se traduz numa redução de 1,516 pontos percentuais face ao mesmo período de 2023. Assim, a prestação mensal de dezembro equivalerá a 674,07 euros, menos 133,18 euros do que a anterior. 

  • Euribor a 3 meses: 

A modalidade de prazo mais curto apresenta uma diminuição de 47,58 euros em relação a setembro, fixando-se nos 716,73 euros. 

Esta simulação teve por base as médias das taxas Euribor em novembro: 3 meses de 3,007%, 6 meses de 2,788% e 12 meses: 2,506%

Estas médias são consideradas para as revisões de prestações com taxa variável no mês seguinte à assinatura do contrato. 

Desde o início de 2024, os mutuários com crédito habitação têm sentido descidas nas prestações, acompanhando as revisões contratuais

Segundo o Banco de Portugal, em setembro, a Euribor a seis meses foi a mais comum nos contratos de taxa variável, representando 37,26% do montante total. A Euribor a 12 meses representou 33,37%, seguida pela de três meses, com 25,46%. 

Esta evolução reflete o impacto da descida das taxas Euribor, que continuam a influenciar positivamente os encargos mensais de muitos portugueses com crédito habitação. 

Quer renegociar ou transferir o seu crédito habitação, para obter ainda uma prestação mais baixa e melhores condições? Entre já em contacto com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto que tratam de todo o processo, sem qualquer custo! Simule aqui a poupança que pode atingir:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.