Devo entregar o IRS com os meus pais ou não?

Devo entregar o IRS com os meus pais ou não?

Sou jovem e ainda considerado dependente no agregado familiar dos meus pais, devo entregar a declaração de IRS com eles ou posso entregar individualmente? Saiba neste artigo. 

21 Mar 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Entregar a declaração de IRS com os meus pais ou sozinho? 

A Autoridade Tributária (AT) explica em rede social que os jovens até aos 26 anos com rendimentos anuais inferiores a 10.640 euros em 2023, que sejam ainda considerados dependentes no IRS dos pais, podem entregar a declaração de IRS em conjunto com os progenitores. 

No entanto, os mesmos jovens podem optar por entregar a declaração sozinhos, se avaliarem ser mais vantajoso

A entrega do IRS arranca no próximo dia 1 de abril, e esta é uma questão que surge nesta altura por parte dos jovens que auferem já rendimentos próprios

“Se tens menos de 26 anos e recebeste rendimentos anuais inferiores a 10.640 € em 2023 ainda és considerado dependente”, é a explicação que a AT deixa no seu Facebook. 

Então, lembre-se de que neste caso o jovem tem de ainda integrar o agregado familiar dos pais. Mas pode, na mesma, decidir entregar a declaração sozinho. 

Para que perceba qual a situação com a qual mais beneficia, pode simular no Portal das Finanças quando ficar disponível a entrega da declaração. 

Note ainda que entre os 18 e 26 anos, se recebe rendimentos de trabalho dependente (categoria A) profissional ou empresarial (categoria B), pela primeira vez depois de concluir um ciclo de estudos igual ou superior ao ensino secundário, e não é considerado dependente, pode ter direito ao IRS Jovem. Bem como até aos 30 anos se o ciclo de estudos concluído for o doutoramento.

Image

Está a precisar de organizar as suas contas? Os serviços de intermediação de crédito e mediação de seguros da Poupança no Minuto podem ajudá-lo a baixar prestações no caso de ter estes produtos contratados. Contacte-nos e saiba melhor como podemos organizar a sua carteira de créditos e seguros! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores