Como se prevenir de uma fraude financeira?

Como se prevenir de uma fraude financeira?

Para que se proteja de fraudes ao contratar produtos ou serviços financeiros, é essencial estar atento a certos aspetos. Saiba o que está em causa. 

06 Mar 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Na contratação de produtos e serviços financeiros, como créditos e seguros, conte com o apoio dos intermediários de crédito e mediadores de seguros da Poupança no Minuto. Mas leia antes as cinco dicas em questão. 

Proteja-se de uma fraude financeira com estas cinco dicas 

Como se pode prevenir de uma fraude financeira? O portal Todos Contam, citado pelo Notícias ao Minuto, dá algumas dicas para que possa proteger-se financeiramente e evitar ser enredado numa fraude

Para isso, deve ter um conjunto de cuidados gerais e comuns aos seus produtos e serviços financeiros. 

Então, para que se possa proteger, atente às seguintes dicas: 

Proteger os dados e documentos pessoais 

“É muitas vezes através da apropriação indevida de dados ou documentos pessoais que os esquemas fraudulentos ocorrem”; 

Cuidado na utilização da internet para adquirir produtos e serviços financeiros 

“Os e-mails ou programas maliciosos podem permitir que terceiros tenham acesso a dados pessoais ou a códigos de acesso que levem a esquemas de fraude”; 

Atenção à legitimidade da pessoa a que está a contratar o produto ou serviço 

“Pode haver pessoas ou entidades a prestar serviços financeiros sem que tenham autorização para tal, desenvolvendo atividades ilegais por que não devidamente autorizadas. As entidades com autorização para prestar serviços financeiros em Portugal, no mercado dos produtos bancários, produtos de investimento ou produtos de seguros, estão obrigatoriamente registadas junto dos supervisores financeiros: Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ou Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões”. 

Mensagens ou e-mails de instituições com as quais não interagiu

Se receber mensagens ou e-mails de instituições ou empresas com as quais não interagiu, tenha atenção! O mais provável é ser uma fraude para o levar a clicar em links e ficarem com os seus dados.

Publicidade enganosa em redes sociais

Tenha atenção a entidades que contrata através de publicidade nas redes sociais. Pode ser publicididade enganosa apenas para atrair clientes, pelo que deve sempre verificar outras opiniões de clientes através de reviews, antes de avançar!

Saiba que os intermediários de crédito e mediadores de seguros da Poupança no Minuto estão autorizados a exercer, para si, serviços gratuitos de apoio à contratação destes produtos. Através da nossa ajuda, garanta as melhores propostas financeiras para os seus produtos, e uma poupança geral e mensal para a sua carteira! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores