Calendário fiscal do IMI: Sabe quando tem de pagar este imposto?

Calendário fiscal do IMI: Sabe quando tem de pagar este imposto?

Se foi proprietário de um imóvel ou terreno em 2023, atente: pode ter de pagar este imposto. Saiba as datas ou se poderá estar isento. 

06 Mar 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Compra ou de casa em 2024? Fale com a agência imobiliária Casa no Minuto, e com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto em caso de crédito habitação. 

Por quem é devido IMI? 

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é devido por proprietários, usufrutuários ou superficiários de prédios até 31 de dezembro do ano a que o imposto diz respeito. O imposto deve ser pago anualmente e incide sobre o Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis detidos no ano anterior. 

Ou seja, se comprou um imóvel ou terreno até ao último dia de 2023, este ano paga o IMI referente a essa aquisição. 

O valor a pagar de IMI é calculado através de fatores como a finalidade do imóvel, se é rústico ou urbano, e da taxa fixada anualmente pelo município em que está localizado – entre 0,3% e 0,45% para prédios urbanos, e 0,8% para prédios rústicos. 

Que situações permitem a isenção de IMI? 

Antes de sabermos as datas nas quais tem (mesmo) de pagar o IMI, saiba que existem situações nas quais pode estar isento deste pagamento. 

Então, tem direito à isenção permanente se: 

  • O imóvel ou terreno tiver a finalidade de habitação própria e permanente e o agregado familiar receber um rendimento bruto anual não superior a 2,3 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS 2023 – 480,43 euros), ou seja, 15.469,85 euros; 
  • O imóvel ou terreno seja a sua residência permanente e o VPT de valor inferior ou igual a 67.260,20 euros. 

Ou direito à isenção temporária se: 

  • O imóvel ou terreno não tenha um VPT de valor superior a 125.000 euros e seja a sua residência fiscal; 
  • O rendimento anual da família não seja superior a 153.000 euros. 

A isenção permanente será automaticamente atribuída, todos os anos, pelas Finanças, e a temporária deve ser requerida, sendo atribuída durante três anos, por famílias sem dívidas ao Estado, e duas vezes por cada contribuinte ou agregado familiar. 

Quando tenho de pagar o IMI? 

O IMI pode ser pago em várias prestações, mas dependendo do valor a dever. 

Ou seja: 

  • Se o valor a pagar for até 100 euros, paga apenas uma prestação até 31 de maio
  • Se o valor a pagar for entre 100 e 500 euros, pode pagar em duas prestações: a primeira até 31 de maio e a segunda prestação até 30 de novembro
  • Se o valor for superior a 500 euros, pode dividir em três prestações, sendo que paga a primeira até 31 de maio, a segunda até 31 de agosto e a terceira e última até 30 de novembro

Deve ainda saber que, mesmo que o valor a pagar seja superior a 100 euros, pode sempre pagar numa única prestação

Então, lembre-se: ser proprietário de um imóvel acarreta responsabilidades como o pagamento destes impostos, para os quais se deve preparar e ter as suas finanças organizadas

Para comprar ou vender casa em 2024, já sabe: Pode contar com a ajuda dos consultores imobiliários da Casa no Minuto e com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto (para crédito habitação ou outro financiamento).  

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores