Vendeu uma casa a partir de 2022? Pode estar isento de mais-valias. Saiba como

Vendeu uma casa a partir de 2022? Pode estar isento de mais-valias. Saiba como

Sabia que, se vender uma casa entre 2022 e 2024, pode estar isento de pagar as respetivas mais-valias? Esta é uma medida de apoio à habitação por parte do Governo. Perceba que requisitos implica, em seguida.

16 Jan 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de vender um imóvel em 2024? No decorrer deste ano, ainda tem direito à isenção das mais-valias. Para avançar com o processo, fale com um consultor imobiliário da Casa no Minuto e dê início ao seu processo ainda hoje. Ou leia, primeiro, que requisitos precisa de preencher para ter direito a este apoio.

Quais os requisitos para estar isento de mais-valias de uma casa que vendi? 

Devido ao panorama atual que atravessamos de subida de taxas de juro e inflação, o Governo aprovou um pacote de medidas que apoiam os portugueses face à crise habitacional. Neste âmbito, foi aprovada uma lei relativa às mais-valias, que ajuda proprietários que tenham vendido casas a partir de 2022. 

Seja venda de segundas casas ou terrenos para construção, durante 2022 até 2024, os vendedores podem ficar isentos de pagar as mais-valias. Isto caso o valor da venda seja direcionado a amortizar um crédito de habitação própria e permanente. 

A Lei 56/2023 foi aprovada no passado mês de outubro, juntamente com outras medidas de apoio à habitação, tal como um regime especial e transitório para a tributação de mais-valias. 

Então, ficam isentos da tributação em sede de IRS os valores provenientes da transmissão onerosa de terrenos para construção e de imóveis que não sejam com finalidade de habitação própria e permanente do sujeito passivo ou respetivo agregado familiar.  

Para ter direito à isenção, contudo, tem de respeitar dois requisitos: sendo que o valor ganho com a venda, depois de amortizado o crédito habitação concedido para a aquisição do mesmo, deve ser aplicado na amortização de outro crédito habitação, mas de finalidade própria e permanente do sujeito passivo ou respetiva família; bem como efetuar esta aplicação no espaço de três meses a partir da data da venda. 

As vendas incluídas no direito a esta isenção são todas as que decorreram desde 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2024. 

Vender uma casa em 2024: Peça ajuda

Se necessitar de vender uma casa no decorrer deste ano, pode ser mais simples recorrer a uma agência imobiliária.  

Saiba que os consultores imobiliários da Casa no Minuto tratam de tudo por si, desde a burocracia, à mediação com o comprador, até ao minuto final da escritura. Contacte a Casa no Minuto e venda a sua casa em tempo recorde!  

E caso ainda necessite de crédito habitação para financiar a compra de outro imóvel, conte com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto, para um serviço gratuito de mediação.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores