Venda de casa: Com ou sem agência imobiliária?

Venda de casa: Com ou sem agência imobiliária?

O procedimento da venda de um imóvel pode ser complexo, mas com uma agência imobiliária tornar-se simplificado. No entanto, além das inúmeras vantagens, contratar um profissional pode ter desvantagens, como veremos neste artigo.

18 Dec 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Vai vender a sua casa e já sabe que quer recorrer a uma agência imobiliária? Não perca mais tempo, contacte diretamente a Casa no Minuto. Se ainda está indeciso, conheça os prós e contras de seguida. 

Vender casa com agência imobiliária: Desvantagens 

Vender uma casa com o apoio de uma agência imobiliária tem a desvantagem de ter um custo. Ou seja, ao vender o imóvel, recorrendo aos serviços da imobiliária, esta tem direito a uma comissão do valor que vendeu. 

O valor desta comissão varia de agência para agência, mas costuma representar entre 3% e 5%, podendo ser uma taxa fixa que varia entre 2 mil e 5 mil euros. Mas, por norma, cada imobiliária tem a sua taxa definida. 

Podem ainda existir outros custos com a promoção do imóvel, que irão constar no contrato de mediação imobiliária (CMI). 

Além disso, pode ainda deparar-se com o facto de a imobiliária não vender o seu imóvel em regime exclusivo, dando a possibilidade a outras agências concorrentes de trabalhar a venda. O que pode não facilitar a comunicação, estando dependente de um ou mais agentes na tomada de decisões. 

Mas as vantagens podem compensar 

Porém, as vantagens de contratar uma agência imobiliária são mais do que as desvantagens. O que pode compensar, mediante o peso que coloca em cada. 

Primeiramente, ao contratar um agente imobiliário com experiência no mercado, tem a facilidade de atribuir um valor adequado de venda ao imóvel.  

O valor justo pelo imóvel é difícil de definir, uma vez que o vendedor quererá colocar o valor o mais alto possível, mas a imobiliária consegue ajustar expectativas de acordo com as características do imóvel e o preço a que estão os outros imóveis do mercado, especialmente na mesma zona. 

Por isso, ter os conhecimentos experientes de um profissional é uma mais-valia na definição do preço de venda do imóvel. 

Depois, tem acesso a um fotógrafo que tira fotografias profissionais ao imóvel para o promover nas respetivas plataformas. Este serviço também permite que possa preparar o imóvel para as visitas da forma mais apelativa possível. Arrumando o imóvel e tornando-o minimalista, com os conselhos do fotógrafo, pode ajudar a que a casa se torne mais vistosa para os visitantes. 

Além disso, vender uma casa implica bastante burocracia: é necessário reunir uma panóplia de documentos. E é uma vantagem ter um agente imobiliário que o ajude a saber como obter cada documento.  

Um agente auxilia-o ainda com a elaboração do Contrato-Promessa Compra e Venda (CPCV), para garantir o que o próprio nome indica: que o vendedor promete vender o imóvel, e o comprador promete comprá-lo, antes da efetivação da venda na escritura. Por ser um contrato com disposição legal, é importante que seja realizado com a minúcia de um profissional. 

Contratar um agente imobiliário significa que tem acesso a um guia que vai acompanhá-lo e guiá-lo ao longo de todo o processo que, por si só, é custoso e burocrático. 

Para isso, pode contar com os agentes imobiliários da Casa no Minuto, que estão disponíveis para estar do seu lado na venda do seu imóvel. De forma empática e personalizada, oferecem ajuda para que o processo de venda da sua casa seja o mais rápido e simples possível. 

E também se necessitar de apoio com questões de crédito habitação, pode contar com os intermediários de crédito Poupança no Minuto.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores