Vai reformar-se e quer comprar casa numa zona pacífica? O Alentejo é para si

Vai reformar-se e quer comprar casa numa zona pacífica? O Alentejo é para si

A reforma está a chegar e está na altura de descansar? Muitos portugueses, quando a carreira termina, desejam ir morar para uma zona mais pacífica onde possam gozar a sua reforma. E o Alentejo é sempre uma das opções mais escolhidas: Vamos ver porquê. 

22 Aug 20235 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Está decidido? É para o Alentejo que quer ir descansar na sua nova casa? Podemos avançar já.... Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto e deixe com os agentes. Tal como se precisar de um crédito habitação, pode contactar os intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Mas se ainda tem dúvidas à tona, conheça melhor o Alentejo neste artigo. 

Alentejo: O paraíso pacífico no Sul de Portugal  

O Alentejo é uma zona que se situa no Sul de Portugal, entre o rio Tejo e o Algarve. Transmite paz e tranquilidade, por ser banhado a oeste pelo Oceano Atlântico e pela extensa região rural e pouco povoada.  

Pela sua extensão, observam-se belas paisagens, património arqueológico, monumental, arquitetónico e etnográfico. O que desperta a atenção de muitos turistas pela beleza da natureza e pela cultura, mas também de nacionais que tiram férias dentro do país. E morar no Alentejo tem sido, desde sempre, também uma opção para alguns. 

A região alentejana é marcada pelos seus campos de trigo, plantações de sobreiros e pelas vinhas que não deixam ninguém indiferente. Cada pequena aldeia caracteriza-se por prados de flores silvestres, vestígios da Idade da Pedra e pela costa sempre com praias de uma beleza capaz de cortar a respiração. 

E o manjar alentejano? Dizem ser de comer e chorar por mais 

Mas o principal ponto chamativo do Alentejo é, claro, o manjar... a comida alentejana é a característica que mais atrai visitantes. 

Na restauração das várias aldeias do Alentejo, pode saborear a comida típica como a sopa de peixe, açorda, migas, carne de porco à alentejana, gaspacho, ensopado de borrego, pratos de caça, e ainda a tradicional doçaria. 

O Alentejo é composto por inúmeras aldeias, todas elas com restaurantes de eleição no qual pode provar esta gastronomia alentejana. 

Mas fizemos uma seleção, de acordo com os restaurantes mais bem pontuados no Google: em Évora pode encontrar “5amêndoas”, “Restaurante Típico Guião”, e “O Trovador”; em Viana do Alentejo “A Romeirinha”, e em Reguengos de Monsaraz “SEM-FIM”. 

No Alentejo, além de comer há muito mais a fazer 

Além de poder provar a gastronomia alentejana, em cada aldeia, existem inúmeros monumentos a visitar, bem como paisagens para admirar. 

Primeiramente, deve saber que existem duas cidades alentejanas que fazem parte do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO: Évora e Elvas

Em Évora, pode visitar essencialmente os vestígios da Idade da Pedra, como o Templo Romano, muros medievais, antigas mansões e becos mouriscos. Outra das principais atrações é a famosa Praça do Giraldo. Já em Elvas, não pode perder a visita ao Forte Nossa Senhora da Graça. 

Destacamos ainda as Ruínas Romanas de São Cucufate em Beja, o Parque Natural Vale do Guadiana em Mértola, e o Paço Ducal (última residência da monarquia portuguesa) em Vila Viçosa

O Alentejo é ainda conhecido pela sua Costa Vicentina, que tem como um dos pontos a freguesia de Vila Nova de Milfontes, pertencente ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano, com as suas conhecidas praias. 

E é também ao Alentejo que pertence Arraiolos, dos famosos tapetes de Arraiolos! É nesta terra que encontra a tapeçaria, mas não só. O característico Castelo de Arraiolos ou a Albufeira do Divor são também pontos que não pode deixar de visitar. 

Como chegar ao Alentejo? Conte com uma vasta rede de transportes 

O Alentejo tem uma vasta rede de transportes, que permite os visitantes chegar e abalar facilmente. Para quem mora lá, é claro um grande ponto forte, porque conseguem deslocar-se até outros pontos do país com rapidez. 

Ora vejamos: através da via rodoviária, de carro, tem os seguintes eixos que o levam ao Alentejo: IC1, N2, N120, N122. Sendo que, da capital, está apenas a uma viagem de duas horas. Fora do país, tem o eixo viário internacional N431 que vem de Huelva, Espanha.  

Se a opção for autocarro, pode escolher a rede expressos a partir de várias localidades e com acessos internacionais também. Existe ainda a Flixbus que o transporta até pontos como Évora, Aljezur e Beja. 

Mas o comboio é também uma das linhas de transporte, com o Alfa Pendular que o liga ao Alentejo rápida e comodamente. O comboio intercidades também passa em diversos eixos, como o de Lisboa-Algarve. 

E chegar ao Alentejo de avião? Também é possível. O aeroporto mais perto é o de Beja, depois tem o de Faro e ainda o de Lisboa. 

Por fim, ainda tem a via marítima através do Porto de Cruzeiros de Portimão

Comprar uma casa num monte Alentejano: A Casa no Minuto ajuda 

E comprar uma casa no Alentejo? Para quem queira uma casa de férias, residência - caso possam trabalhar remotamente, ou, principalmente, se tenham reformado - procurando um local pacífico, esta é a área ideal.  

É o sonho de muitos portugueses comprar uma casa num monte Alentejano depois de se reformarem, para viverem um final de vida descansados longe da agitação citadina. 

Por isso, se se enquadra num destes contextos e quer comprar um imóvel no Alentejo, deixe de lado as preocupações. Recorra aos serviços de uma imobiliária, como a Casa no Minuto, e permita que tratem de tudo por si. E em caso de financiamento, aos serviços dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Quando der conta, já está a morar na tranquilidade dos montes alentejanos.  

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores