analytics
Rendas inalteradas nos últimos anos podem subir até 11% em 2025

Rendas inalteradas nos últimos anos podem subir até 11% em 2025

Em 2025, as rendas podem aumentar até 2,16%, mas se o senhorio não tiver atualizado a renda nos últimos três anos, pode aplicar os coeficientes de atualização desses anos resultando num aumento de 11,1%. 

30 Oct 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Rendas que não foram mexidas nos últimos anos, podem agora ter aumento de 11,1% 

De acordo com a inflação média divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), como se lê no Notícias ao Minuto, as rendas em 2025 podem aumentar até 2,16%. Contudo, nas rendas inalteradas se o senhorio optar por acumular os coeficientes dos três anos anteriores, o aumento pode chegar aos 11,1%

Este aumento de 2,16% é significativamente inferior ao de 2024, que foi de 6,94%, o maior dos últimos 30 anos, consequência da inflação elevada. De relembrar que, em 2023, o Governo tinha limitado o aumento a 2%, evitando uma subida de 5,43%. 

Para uma renda de 850 euros, a subida de 2,16% representaria um acréscimo de cerca de 18,36 euros. No entanto, se o senhorio decidir aplicar os coeficientes acumulados dos últimos três anos, o aumento poderá ser superior. Por exemplo, na mesma renda de 850 euros, o acréscimo seria de 97,20 euros, resultando numa nova renda de 947,20 euros. 

A legislação permite que o senhorio atualize a renda com base nos coeficientes de até três anos anteriores, caso não o tenha feito antes. Com a lei do Mais Habitação, até as rendas anteriores a 1990 podem ser atualizadas usando o coeficiente da inflação sem habitação, que, para 2025, é de 2,16%, desde que tenham passado mais de 12 meses desde a última atualização. 

Se comprar uma casa será uma opção para si em 2025, conte com os intermediários de crédito do Poupança no Minuto para tratarem de todo o processo do seu financiamento hipotecário. Os agentes facilitam toda a burocracia e comunicação com os bancos, sem qualquer custo! Simule já o crédito aqui:

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.