Rendas do IHRU inalteradas em 2024, mas rendas gerais com aumento de 6,94%

Rendas do IHRU inalteradas em 2024, mas rendas gerais com aumento de 6,94%

Em 2024, como vão estar os valores das rendas em Portugal? No IHRU, não serão atualizadas, mas na generalidade, a atualização vai acompanhar a inflação. Porém, o Governo dará um apoio à renda, mediante certas condições. Perceba melhor o que está em causa e como encontrar a oportunidade de arrendamento certa. 

20 Dec 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer arrendar casa em 2024? Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto e vamos começar a procurar já hoje! Mas perceba, primeiro, como serão as rendas no próximo ano. 

Rendas do IHRU não serão atualizadas em 2024 

As rendas do património pertencente ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) não vão ser atualizadas. 

O IHRU informou agora que nenhum dos 14 mil arrendatários vai ter um aumento na prestação mensal que paga pela casa. 

A decisão é já repetida do ano anterior, e, segundo cita o Notícias ao Minuto, “justificada, em comunicado, com base no atual contexto económico, marcado por instabilidade internacional e conflitos de consequências imprevisíveis”.  

Qual o objetivo da decisão? “Apoiar as famílias mais vulneráveis, salvaguardando os seus rendimentos e contribuindo para manter seguro o seu direito à habitação”, pode ler-se na notícia. 

No geral, rendas vão ser atualizadas em 6,94%  

Fora do programa de rendas acessíveis, no geral, as rendas em Portugal vão ser atualizadas em 6,94% em 2024. 

Porém, o Governo aprovou um reforço de 4,94% no apoio à renda, para famílias até ao 6.º escalão e com taxas de esforço de 35%. 

Isto com o objetivo de minimizar o impacto da atualização dos valores mensais que os arrendatários terão de pagar no próximo ano, devido à inflação. 

Esta foi a solução que o Governo encontrou como alternativa a um novo limite da atualização das rendas, como foi feito para 2023, com o teto máximo estabelecido em 2%. 

Arrendar casa: Como encontrar a oportunidade certa? 

Mas se não arrenda um imóvel incluído no programa do IHRU, nem tem direito ao apoio à renda do Governo, como pode encontrar uma boa oportunidade para arrendar uma casa em 2024? 

Na procura da casa para arrendar, deve ter consigo um consultor imobiliário para o ajudar a encontrar o imóvel com as condições que procura.  

Além disso, uma agência imobiliária pode negociar o valor da renda com o senhorio, e acompanhá-lo em todo o processo burocrático até assinar o contrato de arrendamento. 

Por isso, por forma a encontrar a oportunidade certa, peça ajuda! A Casa no Minuto é uma agência imobiliária que trata de todo o processo de forma próxima do cliente e personalizada para o mesmo, para que possa arrendar a sua casa, com o menor impacto possível (para si e para a sua carteira). 

No caso de necessitar de financiamento, também o podemos ajudar... Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto tratam igualmente de toda a parte burocrática e encontram a melhor proposta de crédito para si! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores