Quero comprar casa. Qual o primeiro passo?

Quero comprar casa. Qual o primeiro passo?

Comprar casa é uma decisão importante das nossas vidas, que deve ser estudada previamente. Por isso, deve saber os requisitos indispensáveis. Para essa procura, pode ajudar ter do seu lado um consultor imobiliário. Vejamos qual o primeiro passo, e como uma agência imobiliária o poderá ajudar no processo. 

28 Nov 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Já sabe que quer comprar casa e tem as decisões todas tomadas? Precisa de uma agência imobiliária? Recorra à Casa no Minuto! E precisa ainda de financiamento? Recorra aos intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Ou perceba primeiro o que deve fazer antes de avançar com a procura, em seguida. 

Primeiro: Tomar decisões sobre o que quer e prefere 

Quando toma a decisão de comprar uma casa, precisa de decidir outras tantas questões agregadas. Mesmo que não decida a 100% tudo, tenha algumas noções sobre necessidades e preferências. 

Isto é: Defina uma área na qual quer viver, localidades específicas, particularidades sobre a casa, como o tipo de imóvel (apartamento ou vivenda), a tipologia, o andar, necessidade de terraço/varanda, garagem, elevador, entre outros.  

Tenha em conta vários aspetos, considerando ainda o futuro: Esta é uma casa na qual quer viver temporariamente ou uma casa de futuro? Se for uma casa para morar a longo prazo, e, por exemplo, quiser ter filhos, pondere que a casa tenha de ter mais quartos.  

Quanto à localização, considere que uma casa num bom local está sujeita a um valor de Imposto Municipal de Imóveis (IMI) superior. 

Caso estabeleça estes requisitos previamente, será mais fácil procurar (e encontrar) a casa perfeita

Depois: Pode ajudar contactar uma agência imobiliária 

O passo seguinte pode passar por pedir ajuda a uma agência imobiliária. Ter um consultor imobiliário consigo pode ajudá-lo ao longo de todo o processo, acompanhando-o de perto com a sua experiência no mercado e na área. 

Uma agência imobiliária pode: 

  • Procurar e encontrar o imóvel adequado a si; 
  • Ajudá-lo com a documentação necessária para o processo de aquisição; 
  • Negociar o valor de compra com o proprietário; 
  • Guiá-lo ao longo de todo o processo com o seu vasto conhecimento. 

Contratar uma agência imobiliária tem um custo associado: uma comissão que pode variar entre 3% a 5%, mas as vantagens podem compensar. Ter acesso a um serviço próximo e personalizado, como disponibiliza a Casa no Minuto, para comprar a sua casa de sonho sem dúvidas ou complicações, pode não ter preço! 

Por último: Fazer a proposta de compra do imóvel 

Também para fazer a proposta de compra da casa que pretende adquirir pode fazer sentido ter junto de si uma agência imobiliária. O consultor imobiliário com conhecimento do mercado pode aconselhá-lo sobre o valor mínimo que pode propor e ajudar a negociar o valor com o proprietário.  

Isto porque fazer a proposta certa e coerente também o pode ajudar a garantir o imóvel com o qual quer ficar. Uma vez que, atualmente, a oferta é pouca, podem existir outros compradores. E tendo um consultor imobiliário do seu lado, este pode consultar o vendedor para perceber quais as suas expectativas ao vender o imóvel e avançar com uma proposta que vá ao encontro do que o mesmo espera. 

Vamos começar a procurar o seu imóvel de sonho? Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto para dar o primeiro passo, e os intermediários de crédito da Poupança no Minuto, e (se tudo correr bem) ir até ao fim para ter a chave na sua mão! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores