analytics
Preços das casas vão continuar a subir em 2025

Preços das casas vão continuar a subir em 2025

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) prevê um aumento dos preços da habitação em 2025, devido à elevada procura e à oferta ainda insuficiente no mercado. 

07 Nov 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Aumento dos preços da habitação previsto para 2025 

Em 2025, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) projeta uma subida no preço da habitação, impulsionada pela procura continuar a superar a oferta, segundo o CEO Paulo Macedo. 

Durante a conferência "Encontro Fora da Caixa" em Faro, pelo que se lê no Notícias ao Minuto, o CEO destacou a necessidade de mais capacidade de construção de habitação acessível. 

“Vemos a economia a crescer, mas não tanto como gostaríamos, a uma taxa de 3%, uma meta dos economistas”, explicou o banqueiro, alertando que estas perspetivas de curto prazo têm “algum risco”. 

O aumento dos preços também reflete um contexto macroeconómico que a CGD prevê para 2025, com o PRR a impulsionar a economia e baixas taxas de juro a favorecer o consumo e o crédito. O rendimento disponível das famílias deverá aumentar com a redução de impostos, da inflação e uma subida real dos rendimentos de trabalhadores e pensionistas. 

Sobre o setor bancário, Paulo Macedo antecipa um ano de lucro elevado em 2024, mas com margens reduzidas em 2025, o que pode impactar os resultados financeiros. O responsável sublinha ainda o compromisso da Caixa em investimentos sustentáveis, incluindo setores como o marítimo, que oferece benefícios económicos, sociais e ambientais. 

“A banca este ano terá um bom ano, mas com a queda das margens os resultados da banca vão baixar em 2025”, clarifica o presidente executivo da CGD.

Continue atualizado sobre o mercado habitacional e financeiro, subscrevendo a newsletter semanal do Poupança no Minuto e seguindo-nos nas redes sociais!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.