Conheça 5 soluções para uma casa mais eficiente

Conheça 5 soluções para uma casa mais eficiente

Perante o contexto que atravessamos de crise energética, com início da guerra na Ucrânia, é importante conhecermos soluções para tornar a nossa casa mais eficientemente energética. Então, para que a fatura da energia mensal pare de agravar, como tornar a minha casa mais eficiente? 

02 Jan 20244 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Está ainda à procura da casa perfeita? Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto antes de mais, para encontrarmos o seu imóvel. Ou conheça primeiro soluções eficientemente energéticas que pode aplicar depois.

1. Coloque isolamento térmico na casa 

Para uma casa ser eficientemente energética, é importante ter um bom isolamento térmico

Isto porque, em momentos de maior calor, o isolamento evita que o imóvel sobreaqueça, e em momentos de frio, é uma camada de proteção e retém o calor que do sistema de aquecimento. 

Sabia que sem isolamento de cobertura perde-se, em média, 30% do calor? 25% sendo perdas nas paredes e portas e 20% nas janelas. 

Através do isolamento térmico, evita-se esta perda de calor interior e uma poupança em aquecimento de cerca de 10% no custo energético mensal.

2. Troque para janelas eficientes 

Na mesma linha, pode trocar as suas janelas para janelas eficientes que oferecem conforto térmico e isolamento acústico.  

Com janelas eficientes, consegue poupar com a sua fatura mensal de energia, mas a curto prazo implicam um investimento inicial. 

Para instalar as janelas, precisa de saber qual a largura e a altura de cada janela no seu imóvel, quais quer trocar, o tipo de abertura em cada e a orientação da casa. 

Depois, deve escolher qual a empresa que quer que instale. Neste ponto, deve notar que precisa de ser uma empresa que esteja inscrita no sistema de etiquetagem energética CLASSE+. 

Peça propostas de orçamento a diferentes empresas, e escolha a que mais o agradar a nível de poupança na energia, qualidade e custo. 

3. Opte por aparelhos mais eficientes, como lâmpadas LED 

Se não tiver aparelhos eficientes em casa, a conta da energia pode disparar com temperaturas mais extremas. No inverno, com aparelhos de aquecimento a conta pode ser mais cara em cerca de 20%.  

É por isso que é importante ter aparelhos de eficiência energética, como um ar condicionado, que é quatro vezes mais eficiente do que um aquecedor elétrico. 

Além disso, pode ainda investir em sistemas de produção de água quente, como bombas de calor, ou termoacumuladores híbridos, que podem reduzir mais de 50% de energia ao aquecer a água. 

Outra forma de poupar bastante no consumo da energia é trocar as luzes de casa por lâmpadas LED. Isto porque estas lâmpadas são mais eficientes, além de durarem mais, e são mais rápidas a iluminar. Mas deve continuar a manter o cuidado de desligar as luzes aquando da não utilização. 

Todas estas opções podem implicar um maior investimento inicial, mas o valor que acaba por poupar mensalmente na fatura da energia acaba por compensar a longo prazo. 

4. Ou escolha equipamentos de baixo consumo 

No caso de estar em processo de escolha de eletrodomésticos, saiba que, para a sua casa se tornar mais eficiente energeticamente, deve escolher equipamentos de baixo consumo.  

Isto é, uma vez que o consumo energético dos eletrodomésticos de maior dimensão equivale a mais de 40% numa casa, deve comprar equipamentos que consumam pouco. 

Para que possa poupar todos os meses na fatura energética, deve então optar por eletrodomésticos que tenham uma classe energética igual ou superior a A++

5. Painéis solares podem compensar o investimento 

Também os painéis solares são uma opção de grande investimento inicial, mas tornam uma casa muito mais eficientemente energética. 

Para ter uma noção, a instalação de painéis solares reduz cerca de 60% do consumo numa casa.  

Tem várias opções de painéis solares, e os mesmos podem ser instalados em moradias. Os painéis solares térmicos transformam a energia solar diária em aquecimento da água acumulada num depósito, e os painéis solares fotovoltaicos captam a luz solar para a transformar em energia elétrica para uso em casa. 

Ainda não tem a sua casa? Fale com os consultores imobiliários da Casa no Minuto e vamos tratar disso! Ajudamo-lo ao longo de todo o processo de aquisição, de forma próxima e personalizada. E em caso de financiamento para a aquisição, contrate o seu crédito habitação junto dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto, de forma gratuita! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores