Como preparar uma casa para ser vendida?

Como preparar uma casa para ser vendida?

Preparar uma casa para as visitas imobiliárias num processo de venda é indispensável. Se a casa estiver cuidada a nível visual, sensacional, e com os documentos organizados e em dia, a venda será muito mais rápida. Perceba todos os passos que deve seguir. 

26 Dec 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quer vender o seu imóvel e precisa da ajuda de uma agência imobiliária? A Casa no Minuto disponibiliza os seus consultores para o efeito, por forma a vender a sua casa sem dores de cabeça (ou de carteira)! Mas perceba, primeiro, porque pode ser importante aceder a ajuda. 

Prepare o aspeto visual 

Um dos fatores mais importantes quando se está a vender uma casa é a forma como a apresentamos aos potenciais compradores. 

Tornar o imóvel apelativo é essencial, tanto para o momento em que é fotografado por forma a ser divulgado nas plataformas digitais de compra e venda de imóveis, bem como para as visitas. 

Para colocar a casa pronta, deve: arrumar, limpar, meter tudo o mais “clean” possível, sem obstáculos a estorvar ou a causar desconforto visual.  

Caso tenha ainda algo por reparar, pode ser um fator decisivo para um cliente avançar ou não com o negócio. Por isso, repare tudo o que puder reparar, desde pintura de paredes, portas ou vidros sem funcionar na plenitude, a problemas com o chão, pois pode levar a uma melhor impressão do cliente e ainda a um imóvel mais valorizado no mercado. 

Sem se esquecer do aspeto sensacional 

Transmitir uma sensação de conforto e segurança é crucial uma vez que estamos a falar do possível futuro lar de quem visita. 

Para isso, não só é importante o aspeto visual, mas também o sensacional. Por forma a passar uma sensação agradável, pode apostar na decoração: através de almofadas, plantas ou velas. 

As velas podem ser importantes tanto para causar uma sensação aconchegante, mas também para criar um aroma agradável. Neste fator, pode também abrir as janelas para deixar o imóvel arejar antes da visita. 

Permitindo que o ar circule com as janelas abertas, demonstra ainda que é uma casa com acesso a luz solar, tudo fatores que evitam a instalação de infiltrações ou humidade. 

Não descurando o aspeto burocrático 

Além disso, ao vender uma casa, não deve descurar o aspeto burocrático: é necessário reunir vários documentos para que possa fazer a transação. 

Então, deve ter toda a documentação em dia, nomeadamente

- Caderneta predial  

- Certidão de registo predial  

- Certificado energético  

- Licença de utilização  

- Ficha técnica da habitação  

- Planta do imóvel  

- Declaração não dívida ao condomínio  

A par com a documentação, deve saber responder a todas as questões que o potencial comprador coloque. Pelo que deve estudar os documentos e conseguir ter informações descritivas da sua casa. 

Outras questões burocráticas devem ser definidas, como o valor a que vai colocar o imóvel à venda, analisando o mercado imobiliário e a zona específica. 

Tudo isto para que possa, assim, prosseguir com a sessão fotográfica à casa, colocá-la nas plataformas digitais de compra e venda de imóveis e disponibilizá-la para a marcação de visitas. 

Junte todos os aspetos, e deixe ao cuidado de uma agência imobiliária 

Todo este processo e aspetos a ter atenção podem ser muito mais simples se os deixar ao cuidado de uma agência imobiliária. 

Um consultor imobiliário guia-o por todos estes passos: 

  • Ajuda-o na documentação a ser reunida; 
  • Marca a sessão fotográfica ao imóvel; 
  • Coloca o imóvel à venda digitalmente nas suas plataformas; 
  • Pode já ter clientes que procuram as características do imóvel em causa; 
  • Estuda o imóvel, aconselha sobre o valor que deve ser colocado em venda, e auxilia-o nas visitas imobiliárias. 

A seu cargo, no entanto, fica sempre a preparação visual e sensacional da casa, por forma a torná-la o mais apelativa possível. Quanto mais agilizados forem estes aspetos, mais probabilidade tem de vender o seu imóvel com rapidez

Quer recorrer a uma agência imobiliária? Contacte a Casa no Minuto e descubra o que os nossos consultores imobiliários podem fazer por si! E se necessitar de financiamento para um novo imóvel, fale com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto, sem compromisso e sem custos, para aceder à melhor proposta de crédito.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores