Arrendar uma casa: O que é e compensa comprar para arrendar?

Arrendar uma casa: O que é e compensa comprar para arrendar?

O que significa o conceito de arrendamento? Difere de alugar? E será que compensa comprar uma casa para a colocar a arrendar? Respondemos a todas as questões neste artigo. 

23 Oct 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Para ter acesso à resposta de questões concretas e diretas sobre arrendamento ou compra de casa, contacte os agentes imobiliários da Casa no Minuto ou os intermediários de crédito da Poupança no Minuto, gratuitamente. Se as questões que tem se prendem pelas referidas acima, passamos a explicar em seguida. 

O que significa arrendar uma casa?  

Arrendar refere-se a uma modalidade de contrato de locação respeitante a uma coisa imóvel, como um apartamento ou uma loja, como se pode ler numa publicação do Notícias ao Minuto

"Quando o contrato tem por objeto uma coisa imóvel recebe o nome de arrendamento, que é o contrato pelo qual uma das partes (o senhorio) se obriga a proporcionar à outra (inquilino ou arrendatário) o gozo temporário de uma coisa imóvel, mediante prestação pecuniária, normalmente periódica (renda)", explica a plataforma de informação. 

Qual a diferença de arrendar para alugar? 

Mas muitos confundem o termo arrendar com alugar. Sendo que os dois conceitos não se referem ao mesmo: são ambos jurídicos, mas, ao contrário de arrendar que se destina a bens imóveis, alugar refere-se a artigos móveis.  

É possível alugar objetos temporariamente como um automóvel ou equipamentos vários, mas não um imóvel. O Notícias ao Minuto esclarece, alugar “é um contrato pelo qual uma das partes se obriga a proporcionar à outra o gozo temporário de uma coisa móvel, mediante uma retribuição”. 

Quanto rende comprar casa para arrendar? 

Arrendar uma casa tem como finalidade, por norma, a habitação. Mas também pode ser um negócio a investir, como muitos visualizam. Será que comprar uma casa e colocá-la a arrendar compensa face aos custos da aquisição e impostos? 

Os números não mentem e demonstram que sim: De acordo com publicação do Notícias ao Minuto, “comprar casa e colocá-la a arrendar rendeu 7,5% no terceiro trimestre, sendo que a rentabilidade subiu no último ano”. 

De acordo com comunicado a que o Notícias ao Minuto acedeu, em Portugal, a rentabilidade bruta da compra de uma casa “para colocá-la no mercado de arrendamento foi de 7,4% no terceiro trimestre de 2023, uns 1,4 pontos percentuais (p.p.) superior à calculada para o mesmo período de 2022 (5,9%)”. 

O que significa que a rentabilidade na habitação se verificou superior em 1,6 p.p. face ao segundo trimestre de 2021, equivalente a 5,7%. 

Rentabilidade do arrendamento por zonas 

E em que zona do país mais rende comprar uma casa para investir no arrendamento? Os dados indicam Santarém

“Analisando por capitais de distrito, é em Santarém onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 7,9%”. Em seguida, e ainda segundo dados indicados pelo Notícias ao Minuto, está a cidade de Évora com 7,5%, Leiria com 7%, Coimbra com 6,5%, Braga com 6,3%, Aveiro com 6,2%, Setúbal com 5,8% e Porto com 5,8%. 

Onde não se observa tanta rentabilidade: em Lisboa com 4,7%, Faro com 5%, Viana do Castelo com 5,1%, Funchal com 5,5% e Viseu com 5,5%. 

Comprar casa para arrendar? Peça ajuda a um intermediário de crédito

Está a ponderar avançar com um destes trunfos e investir no mercado imobiliário? De acordo com os dados, pode ser uma boa altura para este investimento. E pode fazê-lo, mesmo comprando imóvel para arrendar através de crédito habitação.

Consulte um intermediário de crédito para esclarecer todas as suas possíveis dúvidas, e tenha acesso a um acompanhamento gratuito e personalizado ao longo de todo o processo de compra de casa com financiamento

Os agentes intermediários da Poupança no Minuto estão disponíveis para o ajudar em todas as fases: Contacte-nos e vamos avançar com a rentabilidade das suas finanças! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Simuladores