Valor médio das rendas e venda de casas subiu (significativamente) de 2022 para 2023

Valor médio das rendas e venda de casas subiu (significativamente) de 2022 para 2023

O valor médio tanto das rendas como do preço das casas subiu, com grande impacto, em 2023 comparando com 2022. Saiba os números em questão, e como encontrar o imóvel ao melhor custo. 

11 Jan 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

À procura de casa? E de crédito habitação? Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto e os intermediários de crédito da Poupança no Minuto para saber como o podemos ajudar! Mas leia antes os valores em causa relativamente aos valores de arrendamento e compra de casa no ano que passou. 

Rendas subiram, em média, 350€ de 2022 para 2023 

O barómetro do portal imobiliário Imovirtual, citado pelo Notícias ao Minuto, revelou que em 2023 as rendas subiram, em média, 350 euros face ao ano de 2022. 

Comparando com 2022, o valor médio da renda aumentou em 41%, tendo passado para 1.200 euros mensais. 

“Em relação ao valor médio dos imóveis para arrendar, verifica-se um aumento na renda média de +41%, estando 350 euros mais caro, quando comparado com 2022. Apesar de ao longo do ano termos verificado algumas oscilações, com tendência para uma ligeira estabilização dos valores médios, em 2023 houve um aumento (+41%), fixando-se agora em 1.200€”, pode ler-se em notícia do Notícias ao Minuto. 

Mediante o barómetro, o aumento do valor médio de arrendamento tem como causa, principalmente, os distritos de Portalegre, Leiria, e à Ilha da Madeira. Contraponto com os distritos de Coimbra, Bragança e Ilha Terceira que registaram o menor aumento de preço

Preço médio da venda de casas com subida de 5% 

Relativamente à venda de casas, o preço médio de aquisição não teve um aumento tão acentuado de 2022 para 2023 – fixando-se a subida em 5%. Face a 2022, o preço médio das casas aumentou cerca de 12.950 euros, para 299.950 euros em 2023. 

A subida do preço médio das casas foi estável por todo o país, com destaque para os distritos de Castelo Branco, Évora e Coimbra. Ainda que nenhum distrito tenha demonstrado uma queda de preços, os distritos com a menor subida foram Braga, Bragança, Lisboa e Porto. 

Valor das casas mais caro? Encontre o imóvel e o financiamento certo 

Se quiser comprar uma casa, em 2024 as expectativas é que os preços das casas no mercado imobiliário desçam ligeiramente

Para comprar o imóvel certo, com o crédito ideal para si, é importante ter a ajuda adequada também. 

Recorrendo a uma agência imobiliária como a Casa no Minuto para procurar a sua nova casa, pode conseguir que um consultor o ajude a negociar o valor de compra, além de tratar de toda a burocracia. 

Depois, se precisar de financiamento para o imóvel, os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem pedir várias propostas a diferentes bancos, ajudando-o a decidir qual a mais vantajosa para a sua carteira! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação