analytics
Tem uma casa? Veja se tem direito a desconto no IMI

Tem uma casa? Veja se tem direito a desconto no IMI

Se tem uma casa, sabe que tem de pagar o Imposto Municipal de Imóveis (IMI). Mas sabia que existem isenções e descontos perante este imposto? Veja se tem direito a esta redução específica, em seguida. 

18 Dec 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Sabia que é possível baixar a sua prestação da casa renegociando as suas atuais condições? E transferindo o crédito habitação para outro banco, modificando o regime de taxa de juro? Fale com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto e fique a saber mais. Ou perceba primeiro se é no IMI que terá uma baixa de valor, para um aumento do orçamento. 

Tem uma casa e filhos? Conheça o IMI familiar 

Existe um desconto para os proprietários de casas, em certos municípios, no Imposto Municipal de Imóveis (IMI), no caso de dependentes: É o chamado IMI familiar.

Então, se tiver um filho e é proprietário de um imóvel tem garantido o IMI familiar. Esta redução do imposto irá variar consoante o número de filhos que tiver.  

A Deco Proteste, citada por publicação do Notícias ao Minuto, explica que “chamam-lhe IMI familiar, mas, na prática, é um desconto na taxa de imposto que alguns municípios atribuem aos proprietários de imóveis que têm dependentes a cargo. Ou seja, ao total de imposto a pagar é previamente subtraída uma dedução fixa, que varia consoante o número de dependentes a cargo". 

Isto acontece a par “com a entrada em vigor do programa Mais Habitação”, pelo que “alguns municípios já ampliaram o desconto concedido às famílias com dependentes”. No entanto, as novas taxas serão divulgadas ainda até 31 de dezembro. 

Qual o desconto em causa consoante os dependentes? 

Relativamente ao IMI familiar, nos municípios que concedem desconto, os proprietários com um dependente, têm direito a desconto de 30 euros, com dois dependentes, desconto de 70 euros, e três dependentes, desconto de 140 euros. 

Mas como saber se o município em que se localiza o seu imóvel atribui o desconto? 

“Consulte o Portal das Finanças. Isto porque há municípios onde não é atribuído desconto algum e outros há em que só os agregados com mais três ou mais dependentes que têm direito a este desconto”, lê-se na notícia. 

E será que o desconto é atribuído automaticamente?  

Sim, é a própria Autoridade Tributária (AT) que verifica cada agregado familiar de cada contribuinte para perceber se é elegível para receber a redução do IMI, pelo que “os contribuintes com direito a desconto no IMI não têm de o solicitar às Finanças, nem de se deslocar aos serviços da autarquia para fazer qualquer prova do número de dependentes a cargo”. 

Relembre-se de que o IMI é cobrado anualmente ao proprietário do imóvel a 31 de dezembro do ano anterior, sendo que o agregado familiar considerado para o desconto no IMI é também o que o proprietário tinha nessa data. 

Concluiu que não terá direito ao IMI familiar? Conheça outras formas para folgar o seu orçamento mensal através da poupança com o seu crédito habitação: Contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto e fique a saber outras opções que o ajudam a baixar a prestação mensal! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.