Tem uma casa? Veja se tem direito a desconto no IMI

Tem uma casa? Veja se tem direito a desconto no IMI

Se tem uma casa, sabe que tem de pagar o Imposto Municipal de Imóveis (IMI). Mas sabia que existem isenções e descontos perante este imposto? Veja se tem direito a esta redução específica, em seguida. 

18 Dec 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Sabia que é possível baixar a sua prestação da casa renegociando as suas atuais condições? E transferindo o crédito habitação para outro banco, modificando o regime de taxa de juro? Fale com um intermediário de crédito da Poupança no Minuto e fique a saber mais. Ou perceba primeiro se é no IMI que terá uma baixa de valor, para um aumento do orçamento. 

Tem uma casa e filhos? Conheça o IMI familiar 

Existe um desconto para os proprietários de casas, em certos municípios, no Imposto Municipal de Imóveis (IMI), no caso de dependentes: É o chamado IMI familiar.

Então, se tiver um filho e é proprietário de um imóvel tem garantido o IMI familiar. Esta redução do imposto irá variar consoante o número de filhos que tiver.  

A Deco Proteste, citada por publicação do Notícias ao Minuto, explica que “chamam-lhe IMI familiar, mas, na prática, é um desconto na taxa de imposto que alguns municípios atribuem aos proprietários de imóveis que têm dependentes a cargo. Ou seja, ao total de imposto a pagar é previamente subtraída uma dedução fixa, que varia consoante o número de dependentes a cargo". 

Isto acontece a par “com a entrada em vigor do programa Mais Habitação”, pelo que “alguns municípios já ampliaram o desconto concedido às famílias com dependentes”. No entanto, as novas taxas serão divulgadas ainda até 31 de dezembro. 

Qual o desconto em causa consoante os dependentes? 

Relativamente ao IMI familiar, nos municípios que concedem desconto, os proprietários com um dependente, têm direito a desconto de 30 euros, com dois dependentes, desconto de 70 euros, e três dependentes, desconto de 140 euros. 

Mas como saber se o município em que se localiza o seu imóvel atribui o desconto? 

“Consulte o Portal das Finanças. Isto porque há municípios onde não é atribuído desconto algum e outros há em que só os agregados com mais três ou mais dependentes que têm direito a este desconto”, lê-se na notícia. 

E será que o desconto é atribuído automaticamente?  

Sim, é a própria Autoridade Tributária (AT) que verifica cada agregado familiar de cada contribuinte para perceber se é elegível para receber a redução do IMI, pelo que “os contribuintes com direito a desconto no IMI não têm de o solicitar às Finanças, nem de se deslocar aos serviços da autarquia para fazer qualquer prova do número de dependentes a cargo”. 

Relembre-se de que o IMI é cobrado anualmente ao proprietário do imóvel a 31 de dezembro do ano anterior, sendo que o agregado familiar considerado para o desconto no IMI é também o que o proprietário tinha nessa data. 

Concluiu que não terá direito ao IMI familiar? Conheça outras formas para folgar o seu orçamento mensal através da poupança com o seu crédito habitação: Contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto e fique a saber outras opções que o ajudam a baixar a prestação mensal! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação