Sabe quanto ganha o Estado por contribuinte? Impostos com compra de casa são dos mais altos

Sabe quanto ganha o Estado por contribuinte? Impostos com compra de casa são dos mais altos

Por cada contribuinte, o Estado arrecada um certo valor através dos impostos e contribuições sociais. Sabe quanto é? E quanto representam os impostos na compra de casa? Leia, em seguida. 

24 Jan 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Comprar uma casa? Recorra à agência imobiliária Casa no Minuto e comece o processo ainda hoje. E se precisar de crédito habitação, conte ainda com o apoio dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Mas leia, primeiramente, os valores em causa. 

Estado ganhou mais de 8 mil euros por contribuinte em 2022 

Sabe quanto ganha o Estado em impostos e contribuições sociais, por cada pessoa que desconta? Segundo dados divulgados pela Pordata em rede social, “em 2022, foi arrecadado o valor mais alto de sempre em impostos e contribuições sociais”. 

Por cada contribuinte, o Estado ganhou em 2022, com impostos e contribuições sociais, mais de 8 mil euros, um valor máximo atingido. 

A publicação explica: “O Estado arrecadou o valor mais elevado de sempre em IRS, IVA, descontos para a Segurança Social e demais impostos e contribuições sociais, em 2022. Em média, foram 8.760 euros por pessoa", revela a Pordata, numa publicação partilhada nas redes sociais.

Fazendo uma comparação histórica, em 1995 o Estado ganhou com os mesmos impostos e contribuições um total de 2.768 euros por cada pessoa, segundo os dados partilhados. 

Entre os impostos com maior impacto estão os da compra de casa 

Dos impostos com maior impacto na carteira dos portugueses e que mais geram lucro para o Estado são os da compra de casa: o Imposto Municipal sobre Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) e o Imposto de Selo (IS). 

O IMT é o imposto mais caro na compra de casa, que incide nas transmissões onerosas do direito de propriedade, sob o valor mais alto entre o valor da escritura da casa ou do Valor Patrimonial Tributário (VPT). O valor a pagar é calculado com base em se é um prédio urbano ou rústico, se é para habitação própria permanente ou segunda habitação, e se está localizado em Portugal Continental ou nas Regiões Autónomas. Face a estes fatores, existe uma taxa correspondente para calcular o valor do IMT a liquidar. 

Já o IS é o imposto mais antigo do sistema fiscal português e, além de se aplicar à compra de casa, também se aplica no geral sobre o consumo, quando não é aplicado o IVA. 

Este imposto paga-se sobre a compra e venda de casa, mas também sobre o crédito habitação, no caso de financiamento... depois, é pago no momento da escritura, tal como o IMT, e o seu valor incide sobre o valor mais alto entre o da escritura da casa ou o VPT.  

A taxa de IS a aplicar na aquisição é sempre 0,8%, e no crédito habitação depende do prazo do empréstimo. Se o crédito tiver um prazo superior a 5 anos, a taxa do IS é de 0,6%, e se o prazo for inferior a 5 anos, a taxa é de 0,5%. 

Mas saiba que, se quiser comprar uma casa, ainda que os impostos não mudem de valor, o custo da casa e do crédito pode mudar. Como? Contratando uma agência imobiliária que descobre o imóvel perfeito para si, e um intermediário de crédito que encontra a proposta mais barata e com as condições mais adequadas a si, do mercado. Repare ainda que o serviço de intermediação é gratuito e ambos são oferecem acompanhamento personalizado. 

Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto e os intermediários de crédito da Poupança no Minuto, para saber mais informações! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação