Qual a idade máxima para pedir crédito habitação?

Qual a idade máxima para pedir crédito habitação?

Atualmente, estão estabelecidos prazos máximos para o crédito habitação consoante a idade dos mutuários e uma idade limite para poder contratar este crédito. Neste artigo, passamos a explicitar como funcionam os prazos de financiamento e a idade máxima.

10 Aug 20233 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Quais os prazos máximos de financiamento para crédito habitação? 

Desde abril de 2022, os prazos máximos de financiamento no crédito habitação foram reduzidos. Neste momento, quem pretender comprar casa com um novo crédito terá um limite menor. Estes limites estão impostos de acordo com a idade dos mutuários.  

Ou seja, os clientes que tenham uma idade igual ou inferior a 30 anos, podem contratar um crédito habitação com um financiamento máximo de 40 anos; mutuários entre os 30 e 35 anos de idade, podem ter um prazo limite até 37 anos, e clientes com mais de 35 anos de idade, o contrato pode durar até 35 anos. 

IdadePrazo máximo
Até 30 anos40 anos
Entre 30 e 35 anos37 anos
Mais de 35 anos35 anos

De acordo com o Banco de Portugal, a redução destes limites teve como objetivo preservar as instituições bancárias para que não corram riscos excessivos ao conceder novos créditos, promovendo “o acesso a financiamento sustentável por parte dos consumidores, minimizando o risco de incumprimento”. 

Mas, no caso de a finalidade do imóvel ser habitação secundária, o prazo máximo de financiamento poderá ser 30 anos, independentemente da idade dos titulares. O que pode acontecer também se os clientes representarem risco de crédito, mediante análise, podem ver o prazo de financiamento limitado a 30 anos. 

Mas existe uma idade máxima para pedir crédito habitação? 

Sim, na maioria dos bancos. Por norma, as instituições bancárias só permitem que contrate um crédito habitação até aos 75 anos de idade.  

Isto aplica-se também à idade que tem no final do contrato de crédito. Ou seja, caso tenha mais de 35 anos, só pode ter um prazo máximo de financiamento de 35 anos, mas desde que a sua idade no final do contrato não perfaça os 75 anos

Por exemplo, se contratar um crédito habitação com 45 anos de idade, na generalidade dos bancos só pode ter um limite máximo de financiamento equivalente a 30 anos (porque fica com 75 anos no final do contrato).  Pelo que, na prática, só consegue ter um limite máximo de duração de contrato igual a 35 anos, entre os 35 e 40 anos de idade. 

Até aos 75 anos de idade, quanto mais idade tiver, menos maturidade de crédito os bancos permitem e terá de pagar o empréstimo em menos tempo. 

Note, porém, que existem bancos que conseguem financiar até aos 80 anos de idade do titular mais velho, desse que não ultrapasse os 30 anos de prazo de financiamento máximo (no caso de clientes com mais de 50 anos). 

Quais as vantagens e desvantagens de contratar o crédito em idade mais avançada? 

Contratar um crédito habitação numa idade mais avançada tem os seus prós e contras. Pagando o empréstimo em menos tempo pode ter vantagens e desvantagens. 

Quando o prazo do financiamento é mais reduzido, existem menos prestações a pagar, o que significa que não pagará também tantos juros. Baixando o Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC), o crédito fica mais barato. 

Outra vantagem é o facto de o prazo terminar mais depressa e não ficar com o encargo durante um longo período de tempo, para recuperar o orçamento familiar. 

Caso permaneça com dúvidas relativamente aos prazos de financiamento do crédito habitação, ou outras quanto a este processo, pode contar com a ajuda dos intermediários de crédito Poupança no Minuto. Com um serviço gratuito, esclarecem todas as questões e não saem do seu lado durante todo o processo de contratação de um crédito habitação para a sua nova casa. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação