Preço de casas usadas está superior ao preço de casas novas

Preço de casas usadas está superior ao preço de casas novas

Dados do INE revelam que, no geral, as casas novas estão a preços menores do que as casas usadas. Conheça os números em causa e como escolher entre uma casa usada ou nova. 

04 Jan 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

À procura de casa para comprar? Contacte os serviços de agência imobiliária Casa no Minuto e saiba como o podemos ajudar. Ou perceba antes os dados divulgados pelo INE. 

INE revela: Casas novas mais baratas que casas usadas 

Segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), partilhados pelo Notícias ao Minuto, os preços das casas usadas atualmente cresceram mais que os preços das novas habitações no 3.º trimestre. 

Então, num período geral em que os preços das casas ficaram 7,6% mais caras, os dados do INE concluem que a subida foi mais expressiva nos preços das casas usadas. 

“No 3º trimestre de 2023, a taxa de variação homóloga do IPHab foi 7,6%, menos 1,1 p.p. que no trimestre anterior, traduzindo-se no aumento de preços menos expressivo observado desde o 1º trimestre de 2021. Neste período, os preços das habitações existentes cresceram de forma mais intensa por comparação com as habitações novas, 8,1% e 5,8%, respetivamente”, como revela o INE citado pelo Notícias ao Minuto. 

Comparando com o trimestre anterior, em cadeia os preços das casas já existentes aumentaram menos 1,4 p.p., em 1,8%, e das casas novas, a taxa de variação aumentou menos 0,8 p.p., em 2%. 

Depois, segundo divulga o INE, “o Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 7,6% no terceiro trimestre, em termos homólogos, menos 1,1 pontos percentuais do que no trimestre anterior e a menor subida desde o primeiro trimestre de 2021”. 

Quanto a transações, no terceiro trimestre foram compradas 34.256 casas, no total de 7.100 milhões de euros, uma redução de 18,9% nas existentes e 12,2% nas novas, face ao mesmo período em 2022. 

Em dados gerais, 26.644 compras foram de casas já existentes e 7.612 compras de casas novas. 

Compra de casa: Usada ou nova? A Casa no Minuto ajuda 

No processo de procura da sua casa para comprar, pode surgir esta questão: Comprar nova ou usada? 

Vários fatores podem pesar nesta decisão, como a diferença atual de preços entre as casas, se está ou não remodelada, entre outros, 

Para poder tomar a decisão da forma mais informada possível, é importante ter ajuda do seu lado. 

Contratar uma agência imobiliária pode ser essencial na procura da melhor oportunidade para si, conforme as suas necessidades, preferências e possibilidades. 

Para contratar consultores imobiliários, contacte a Casa no Minuto e descubra o que podemos fazer por si! E se precisar um crédito habitação para financiar a sua nova casa, os intermediários de crédito da Poupança no Minuto também disponibilizam um serviço personalizado para si, e gratuito. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação