Portugal é o segundo país a consumir menos energia: Sabe como poupar?

Portugal é o segundo país a consumir menos energia: Sabe como poupar?

Sabia que Portugal é o segundo país em que as famílias menos consomem energia? Perceba o que está em causa e como se pode poupar energeticamente, em seguida. 

09 Feb 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de organizar as suas finanças e está a analisar onde pode poupar? Pondere a revisão ou transferência de créditos ou seguros, contacte a Poupança no Minuto e perceba como o podemos ajudar. Mas leia antes os dados e dicas que temos para si. 

Portugal entre países que as famílias menos consomem energia “per capita” 

Segundo os dados da Pordata, divulgados em publicação da rede social X (antes Twitter), as famílias portuguesas estão entre as que menos consomem energia na Unuão Europeia (UE). 

Portugal foi considerado, em 2022, o segundo país da UE que menos consumiu energia “per capita”. 

“Portugal foi o 2.º país da UE em que as famílias menos consumiram energia 'per capita', com 285 quilogramas equivalentes de petróleo”, pode ler-se na publicação da Pordata. 

Além disso, a empresa refere que o valor em causa é “cerca de metade da média europeia (542) e muito abaixo dos que mais consomem, os finlandeses (1.016)”. 

Sabe como poupar energeticamente? 

Para poupar energia e ter uma casa mais eficiente, atente às seguintes dicas: 

  • Coloque isolamento térmico em casa – Evita que o imóvel sobreaqueça com calor e funciona como camada térmica no frio, tirando a necessidade de equipamentos de aquecimento ou arrefecimento que gastam muita energia; 
  • Também a colocação de janelas eficientes oferece um conforto térmico e um isolamento acústico; 
  • Aparelhos de eficiência energética como um ar condicionado também poupam muito mais energia que, por exemplo, um aquecedor elétrico; 
  • Além disso, pode investir em sistemas de produção de água quente, como bombas de calor ou termoacumuladores híbridos, pois podem reduzir mais de 50% de energia a aquecer a água; 
  • Troca das luzes de casa para lâmpadas LED; 
  • No processo de escolha de eletrodomésticos, escolha equipamentos de baixo consumo (que tenham uma classe energética igual ou superior a A++); 
  • Por fim, também os painéis solares, apesar de necessário um investimento inicial, podem reduzir em cerca de 60% o consumo de uma casa. 

Precisa de ajuda a aumentar as suas poupanças? Existem outras formas de potencializar o seu orçamento, reduzindo as suas despesas com créditos e seguros, por exemplo. Fale com um intermediário de crédito/mediador de seguro da Poupança no Minuto e saiba melhor como o podemos ajudar! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação