O que muda em sede do IRS com o OE2024?

O que muda em sede do IRS com o OE2024?

Fique a saber o que vai mudar em sede do IRS com as alterações impostas pelo novo Orçamento do Estado. 

29 Jan 20242 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de poupar? Estamos aqui para isso! Fale com a Poupança no Minuto e descubra como pode baixar prestações de créditos e seguros. Mas perceba antes as mudanças feitas, em seguida. 

Alterações no trabalho doméstico, educação, rendas e ginásio. Mas quais? 

A Autoridade Tributária (AT) explica que as principais alterações feitas em sede do IRS, com o Orçamento do Estado de 2024, relacionam-se com o trabalho doméstico, a educação, rendas e ginásio. 

Na sua newsletter de janeiro, a AT partilha as novidades com os contribuintes, que passam pelas seguintes mudanças: 

Trabalho doméstico 

"Passa a ser dedutível 5% dos encargos anuais com a retribuição dos trabalhadores domésticos, com o limite de 200 euros." 

Educação 

Formação Profissional - "Passa a ser possível a dedução de 30% das despesas de formação profissional, na categoria das despesas de educação e formação, mantendo-se o limite global de 800 euros"; 

Arrendamento estudante deslocado - "É aumentada a dedução do encargo com o arrendamento de estudantes deslocados para 400 euros. O limite global da dedução à coleta das despesas de formação e educação é aumentado em 300 euros quando a diferença seja relativa a rendas". 

Rendas 

"O limite de dedução das rendas pagas passa para 600 euros, para imóveis para habitação permanente. Nos casos de contribuintes com um rendimento coletável inferior a 7.703 euros a dedução passa a ser de 900 euros". 

Desporto e Ginásio 

"A dedução por exigência de fatura relativa a atividades/ensino desportivo e ginásios, passou de 15% para 30% do montante do IVA suportado na fatura." 

Estas são algumas das alterações impostas pelo OE2024, em sede do IRS. Precisa ainda de opções para poupar no seu orçamento? Se tiver créditos e/ou seguros, os intermediários de crédito e mediadores de seguros da Poupança no Minuto encontram soluções para baixar o que paga mensalmente. Contacte-nos e perceba se, e como, o podemos ajudar! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação