analytics
IRS: Mudança no agregado familiar? Tem de declarar até ao final do mês

IRS: Mudança no agregado familiar? Tem de declarar até ao final do mês

Tem até dia 31 deste mês para declarar a mudança no agregado familiar. Leia o alerta do Fisco e como poupar no IRS de 2023. 

27 Dec 20232 min

Gostou do que leu? Partilhe!

É poupança que procura? Tente baixar os seus encargos com créditos e seguros, com os intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Encontramos as soluções ideais para si! Ou perceba antes o que recomenda a Autoridade Tributária (AT). 

Se teve um filho em 2023, tem de alterar a situação tributária do agregado familiar 

Caso tenha tido um filho em 2023, necessita de declarar a mudança no agregado familiar às Finanças, para que o mesmo seja contabilizado em efeitos de IRS. 

Como esclarece a Autoridade Tributária em publicação do Facebook, a situação tributária de um agregado familiar é contabilizada em IRS até ao dia 31 de dezembro. Ou seja, tem apenas poucos dias para poder fazer a alteração. 

Caso tenha tido um filho, o mesmo vai então integrar a declaração referente a 2023, entregue em 2024. 

"O IRS é apurado anualmente e considera a sua situação tributária e o seu agregado familiar a 31 de dezembro", pode ler-se na publicação do Fisco. 

Ou seja – exemplifica – “Se em dezembro deste ano teve um filho, este já irá integrar o agregado familiar para efeitos do IRS de 2023”. 

Poupar com o IRS de 2023 

Note que este pode ser um ato benéfico a nível de IRS, pois trará mais deduções e a probabilidade de um maior reembolso.  

Se quer também ainda aumentar as suas probabilidades de poupar com este imposto, não se esqueça de ir validando todas as faturas, nas quais colocou o seu número de contribuinte, que vão aparecendo no seu portal e-Fatura. 

E se procura ainda poupar de outras formas em 2024 – pondere baixar encargos com a sua carteira de créditos e seguros. Um intermediário de crédito/mediador de seguros pode ser exatamente aquilo de que precisa. Contacte a Poupança no Minuto e saiba que opções se adequam ao seu caso! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação
Eleito Produto do Ano 2025
Poupança no minuto

Financefy S.A. Intermediário de Crédito registo no Banco de Portugal com o nº 0006860

Financefy - Mediação de Seguros Lda, inscrita na ASF com o nº 423578365


Poupança no Minuto é uma marca detida por Financefy, S.A., Intermediário de crédito vinculado registado junto do Banco de Portugal com o n.º 0006860. Serviços autorizados a prestar: Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores. Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos. Mutuantes: Bankinter, S.A. - Sucursal Em Portugal, Caixa Geral De Depósitos, S.A., Banco BPIi S.A., Banco Santander Totta, S.A., Abanca Corporación Bancaria, S.A., Sucursal Em Portugal, Banco Ctt, S.A., Novo Banco, S.A., Cofidis, BNP Paribas Personal Finance, S.A. - Sucursal Em Portugal, Union De Créditos Inmobiliários, S.A., Establecimiento Financiero De Crédito (Sociedad Unipersonal) - Sucursal Em Portugal, Bni - Banco De Negócios Internacional (Europa), S.A., Banco Bic Português, Sa, Unicre - Instituição Financeira De Crédito, S.A.