Garantia hipotecária e crédito hipotecário: Quais as diferenças?

Garantia hipotecária e crédito hipotecário: Quais as diferenças?

Uma garantia hipotecária pode estar associada a um crédito habitação, mas não só! Existem outros tipos de garantias e outros tipos de créditos hipotecários. É verdade... fique a perceber tudo neste artigo. 

29 Sep 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Precisa de contratar um crédito, dando como garantia o seu imóvel? Saiba como o fazer e avance com o processo ainda hoje, contactando os intermediários de crédito da Poupança no Minuto. Se ainda está a decidir, perceba quais as garantias e os créditos hipotecários existentes, em seguida. 

O que significa garantia hipotecária? 

Uma garantia hipotecária tem como propósito garantir que cumpre com uma obrigação perante um credor.  

Ou seja, o credor - ou banco que concede o crédito habitação neste caso – faz uma hipoteca sobre o imóvel em causa para que, caso o mutuário entre em incumprimento com as prestações mensais, a propriedade passe a pertencer ao banco

Logo, o banco exige mais do que a solvabilidade de um cliente para garantir que, caso o mesmo pare de pagar o empréstimo, recupere o valor financiado. 

Que tipos de garantia existem? 

Mas existe mais do que um tipo de garantia, sendo que é possível aceder a garantias pessoais e garantias reais

Uma garantia pessoal sucede-se quando outra pessoa assume uma dívida, se o devedor entrar em incumprimento. Ou seja, no fundo, representa um fiador. 

Já uma garantia real refere-se a bens reais e tangíveis, aos quais o banco pode aceder e os quais pode retirar ao devedor, se o mesmo não cumprir com as prestações de um empréstimo.  

Nas garantias reais, inclui-se o penhor e a hipoteca. Isto é, o penhor é relativo a bens móveis como um automóvel, uma mercadoria, títulos de crédito, entre outros. Caso o devedor entre em incumprimento, a propriedade deste bem é transferida para o credor. 

Sobre a hipoteca, ou garantia hipotecária, esta implica que o devedor ofereça um bem imóvel como garantia. Por isso, caso o devedor não devolva o valor do financiamento, o banco pode ficar com a propriedade do imóvel. Então, se o mutuário falhar com as prestações do crédito, o credor pode executar a hipoteca e retirar-lhe o imóvel. 

É importante ter em conta que, no caso dos créditos habitação, estes casos são comuns: os bancos ficam com os imóveis se não estiver a devolver o valor financiado de acordo com o contrato. 

Mas agora a questão prende-se por: Será que um crédito habitação é o mesmo que crédito hipotecário? 

Crédito habitação é um tipo de crédito hipotecário 

A resposta à questão acima é mesmo essa: um crédito habitação é um tipo de crédito hipotecário. Isto porque existe mais do que um crédito hipotecário: o crédito habitação, o crédito multiopções e o crédito consolidado.  

O crédito habitação é a forma mais comum de crédito hipotecário, e implica que um cliente compre um imóvel com financiamento do banco, oferecendo como garantia a casa que está a adquirir. No mesmo modelo, também fazem parte os créditos hipotecários que englobem a compra de um terreno para construção de casa, ou crédito para obras num imóvel, sendo que a garantia é sempre o imóvel em causa. 

Num crédito multiopções (ou multirriscos ou conexo), a hipoteca do imóvel serve também para garantir mais um financiamento além do crédito habitação. Ou seja, é um empréstimo adicional à compra da casa. Uma vez que, o crédito habitação se destina apenas ao valor de compra do imóvel, o crédito multiopções associado utiliza como garantia a mesma casa para outro financiamento destinado a fins relativos à casa (como mobília, eletrodomésticos, obras). Mas apesar de assentar sobre a mesma hipoteca, as condições são diferentes. 

Por fim, o crédito consolidado pode ser outro tipo de crédito hipotecário. Quando faz uma consolidação de créditos, juntando vários financiamentos num só, com uma única prestação mensal, pode hipotecar um bem como garantia para o banco lhe poder oferecer melhores condições

Ainda ficou com dúvidas? Quer contratar algum destes créditos? É fácil... basta contactar os intermediários de crédito da Poupança no Minuto, que tratam do seu processo de forma rápida, gratuita e personalizada! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação