Custos altos para construir casa? Conheça o crédito habitação para construção

Custos altos para construir casa? Conheça o crédito habitação para construção

Tal como as taxas de juro têm subido, também os custos da construção de imóveis têm aumentado, não facilitando o acesso à habitação por parte dos portugueses. Os custos para construir casa voltaram a subir em agosto, mas há opções que permitem facilitar este processo. Conheça o crédito habitação para construção neste artigo. 

17 Oct 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Vamos avançar com a compra de um terreno para construir a casa com que sempre sonhou? É possível, através do crédito habitação para construção. Contacte os intermediários de crédito da Poupança no Minuto para simular o seu caso específico, e aceda a um acompanhamento de todo o processo de forma gratuita. 

Custos para construir casa aumentam 2,5% em agosto 

Os custos de construção têm subido em simultâneo com as taxas de juro, mensalmente. Foi em agosto que os mesmos voltaram a subir, agora 2,5% face ao valor observado no mês anterior. 

“Em agosto de 2023, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 2,5% em termos homólogos, mais 0,4 pontos percentuais (p.p.) que o observado no mês anterior”, como podemos ler na publicação do site Notícias ao Minuto

Além disso, também “o preço dos materiais apresentou uma variação homóloga de –0,7% e o custo da mão de obra de 7,1%”. 

Então, tal como as taxas de juro, também o custo para construir habitações tem sido alvo de aumentos, pelo que os portugueses se deparam ainda com mais dificuldades no acesso à habitação no mercado imobiliário português. 

O orçamento é insuficiente também para a construção de casa? Conheça o crédito habitação para construção

O orçamento não é suficiente? Opte por um crédito habitação construção 

Para a construção de casa, é possível também recorrer a financiamento, através de um crédito habitação para construção. 

Este tipo de empréstimo permite a compra de terrenos para a construção de um projeto, através do custo aproximado para construir. 

Quais as diferenças de um crédito habitação construção? 

O crédito habitação construção é semelhante a um crédito habitação normal, com a diferença de que o valor do empréstimo é disponibilizado por tranches (entre três e seis), em paralelo com o avançar da obra. No primeiro período, variando entre 24 e 36 meses, tem acesso a carência de capital e só paga juros. 

Relativamente a outras distinções, a aprovação do crédito habitação construção pode ser mais exigente uma vez que a garantia dada é apenas o terreno, e o valor é libertado de acordo com o que vai sendo construído no mesmo. Também a avaliação funciona de forma distinta: tem por base o projeto de arquitetura. 

Quanto a condições, o prazo de reembolso pode ser mais alargado que o crédito habitação de um imóvel já construído, e as taxas de juro menores. Mas as condições dependem sempre do banco onde contrata o crédito.  

Para contratar o crédito, devo ter um terreno viável previamente? 

Sim, para poder contratar um crédito habitação para construção deve ter já um terreno escolhido e com viabilidade para construir. O ideal é até existir um projeto aprovado pela câmara municipal. 

Porém, não é obrigatório: pode solicitar o empréstimo sem um projeto, mas será um processo ainda mais lento para aprovar. Se a pressa for algo na sua balança, procure previamente um terreno com viabilidade e já aprovado para construção. Assim, será mais fácil e provável a aprovação do seu crédito para construir. 

Um intermediário de crédito pode agilizar o processo 

Se está a ponderar avançar para um crédito habitação para construção, tendo ou não um terreno já viabilizado, saiba que um intermediário de crédito pode agilizar todo o processo. 

Para que tenha mais possibilidades de garantir a aprovação do financiamento e o processo seja mais rápido, um serviço de intermediação de crédito media a comunicação entre um cliente e os bancos. 

Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem encontrar as melhores condições de financiamento para a compra do terreno e custos para construir a sua casa de sonho. 

Não adie mais o seu projeto: Comece a construção do seu imóvel o mais breve possível, com a ajuda dos nossos serviços gratuitos e totalmente personalizados para si! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação