Contratar crédito habitação? Valor de avaliação bancária por m2 aumentou

Contratar crédito habitação? Valor de avaliação bancária por m2 aumentou

Se está a pensar contratar ou transferir o seu crédito habitação, saiba que o valor de avaliação bancária por metro quadrado está superior. Mas o que significa isto no empréstimo hipotecário? 

20 Nov 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Iniciar um processo de crédito habitação ou transferência? É com a Poupança no Minuto! Não perca mais tempo e contacte os intermediários de crédito para dar começo ao procedimento quanto antes. Ou leia, primeiro, quanto aumentou o valor da avaliação bancária e o que significa num crédito habitação. 

Valor de avaliação bancária por metro quadrado está superior

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados em notícia do Notícias ao Minuto, o valor por metro quadrado da avaliação bancária aumentou mais três euros que o mês passado.  

Em setembro de 2023, registou-se um valor de 1.541 euros por metro quadrado da avaliação bancária, observando-se uma taxa de variação, em termos homólogos, equivalente a 7,8%. 

Esta variação distancia-se em 1,0% do valor indicado em agosto, de 8,8%. 

Quanto ao número registado de avaliações bancárias, foram cerca de 24,9 mil os processos efetuados, representando “uma subida de 1,3%, face ao período anterior e uma redução de 3,5% em termos homólogos”, pode ler-se na informação. 

Mais especificamente, foi na Região Autónoma da Madeira onde foi declarado o maior aumento de valores por m2 dos imóveis, comparando com o mês anterior (2,8%), e no Algarve a maior descida de valores (-0,6%). 

Comparando os valores face a setembro de 2022, o valor mediano das avaliações bancárias sofreu uma maior variação também na Região Autónoma da Madeira, em 25,2%, e uma menor variação no Centro, em 6,9%. 

O que representa a avaliação no crédito habitação? 

Mas de que forma a avaliação bancária impacta o crédito habitação? Note, primeiro, que este é um procedimento realizado pelos bancos ao contratar o crédito, mas também ao transferir para um novo banco. Pelo procedimento, pode ter de pagar uma comissão. 

A avaliação bancária tem como maior objetivo chegar ao valor real de uma habitação, para a constituição da hipoteca. O banco precisa de saber quanto vale a propriedade para avançar com o crédito, e o valor determinado pela avaliação terá impacto direto no valor que tem de disponibilizar inicialmente em capitais próprios. 

Atualmente, o banco pode emprestar-lhe até 90% do valor do imóvel no crédito habitação destinado a habitação própria e permanente, e 80% do valor do imóvel em habitação secundária. Mas importa ressalvar que, se o valor de avaliação do imóvel for diferente, o banco financia o valor mais baixo entre o de aquisição ou de avaliação. 

Ou seja, se vai comprar um imóvel por 285.000 euros, mas este for avaliado em 270.000 euros, o banco empresta-lhe 90% deste último. Mas o valor pelo qual vai adquirir mantém-se o mesmo. Pelo que, o valor que tem de dar de entrada será superior. Então, quanto maior for o valor de avaliação bancária atribuído ao imóvel, mais beneficiado sai o mutuário

Minimize o impacto dos custos do crédito habitação com a proposta certa 

Para que antecipe e minimize o impacto dos custos iniciais do crédito habitação, como uma possível avaliação mais baixa que o valor de aquisição, é essencial ter a proposta certa para o seu financiamento

Por forma a chegar à proposta mais baixa e adequada a si, deve recolher várias simulações de diferentes bancos, para comparar e decidir

É aqui que entram os intermediários de crédito: com experiência no mercado, os agentes podem tratar das burocracias, comunicar com os vários bancos e apresentar-lhe as propostas, ajudando-o na análise e escolha final. 

Os serviços dos intermediários de crédito da Poupança no Minuto são gratuitos, rápidos e personalizados. Contacte-nos e garanta o apoio de um intermediário ao longo de todo o seu processo de crédito! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação