Construção de novas casas só regressa na segunda metade de 2024

Construção de novas casas só regressa na segunda metade de 2024

Casas não têm sido construídas, mas a previsão é que o setor volte a avançar na segunda metade de 2024 com o abrandamento da inflação. 

30 Jan 20244 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Compra de terreno ou casa em construção? Financiamento específico para este processo? Com a agência imobiliária Casa no Minuto e os intermediários de crédito da Poupança no Minuto, garante ambos os serviços de forma personalizada! Mas perceba primeiro como está, atualmente, o setor da construção na habitação. 

Construção de novas casas com travão até metade de 2024 

O aumento das taxas de juro em 2023 levou a que os projetos de habitação na classe média e média-baixa tenham sido travados.  

Ainda que o custo dos materiais de construção tenha já invertido a linha ascendente, que vinha a ter desde o final de 2021, a construção das novas casas teve de ser travada. 

Segundo José Matos, secretário-geral da Associação Portuguesa dos Materiais de Construção (APMC), no Sapo, a paragem dos investimentos para os agregados de menores rendimentos deveu-se ao custo do financiamento para as empresas e famílias, uma vez que a taxa de risco será mais elevada.  

A previsão será agora, com o abrandamento da inflação e preços, bem como a estabilização das taxas de juro, a aposta no setor da construção de habitação volte a aumentar na segunda metade de 2024

"O aumento do custo de vida e o nível atual das taxas de juro atinge, de forma mais acentuada, o segmento da habitação ao criar dificuldades acrescidas, quer para o arranque de novos projetos imobiliários, quer para quem pretende adquirir ou arrendar uma habitação", quem o diz é Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), no Sapo. 

Em termos homólogos, até ao final de setembro de 2023, dados do licenciamento municipal de construções novas indicaram variações de menos 0,4% na área licenciada em edifícios residenciais e menos de 10,1% licenças emitidas. 

Note ainda que, e considerando o índice de custos de construção de habitação nova do Instituto Nacional de Estatística (INE) de outubro, os materiais com maior escassez têm sido o aço, o betão, perfilados pesados e ligeiros, apresentando uma redução de perto de 20% em termos homólogos. Em seguida na lista, vem a chapa de aço macio e galvanizada, e os materiais de revestimentos, isolamentos e impermeabilização, tendo reduzido 15%. 

Porém, de ressalvar que há materiais com um crescimento homólogo perto de 10% como o betão pronto, as tintas, primários e vernizes. 

Compra de casa: Encontre o terreno ou imóvel, e contrate um crédito habitação construção 

Quer uma casa ainda para construção? Então, prepare a aquisição encontrando já o terreno ou imóvel a ser construído, bem como o financiamento mais direcionado, como um crédito habitação construção. 

Este financiamento é disponibilizado por tranches (entre três e seis), em paralelo com o avanço da obra. No primeiro período que pode variar entre 24 e 36 meses, tem carência de capital, só pagando os juros. 

Quanto ao prazo de reembolso, este pode ser mais alargado, as taxas de juro menores e a avaliação tem por base o projeto de arquitetura. 

Isto porque tem já de ter um terreno viável e, idealmente, o projeto aprovado pela câmara municipal. Ainda que não seja obrigatório o projeto estar já aprovado

Precisa de encontrar o terreno ou o imóvel já em construção? Contacte a agência imobiliária Casa no Minuto para o ajudar na sua procura e aquisição, por forma a ter um apoio próximo e personalizado e tenha um processo simples e rápido. 

Quer avançar com o crédito habitação construção? Então, perceba melhor como funciona e sinta-se acompanhado e esclarecido ao longo de todo o processo com um intermediário de crédito. Na Poupança no Minuto disponibilizamos este processo, de forma gratuita, apresentando-lhe várias opções de diferentes bancos e escolha o crédito habitação construção certo para si! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação