Comissões bancárias a aumentar: Banco de Portugal disponibiliza comparador

Comissões bancárias a aumentar: Banco de Portugal disponibiliza comparador

As comissões bancárias continuam a ser aumentadas pelos bancos, acompanhando a subida das taxas de juro. Então, saiba como comparar valores e como minimizar o impacto deste custo no crédito habitação. 

26 Oct 20234 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Procura contratar um crédito habitação? Veio ler o artigo certo. Os intermediários de crédito da Poupança no Minuto podem ajudá-lo, através de um serviço sem custos para o consumidor, rápido e personalizado! Mas explicamos, primeiramente, o agravamento das comissões bancárias a que pode ficar sujeito. 

Bancos continuam a agravar comissões bancárias 

Os valores das comissões bancárias cobradas pelos bancos têm vindo a aumentar, o que tem sido justificado pela banca como consequência das taxas de juro baixas. Porém, o mais recente agravamento, com a subida das taxas de juro constante, deixa de ir ao encontro da justificação apresentada. 

Segundo publicação do Notícias ao Minuto, a DECO destaca esta ação como “uma estratégia, no mínimo, desonesta”, uma vez que contradiz a justificação sobre as taxas de juro baixas. Visto que as taxas têm vindo a aumentar também, e o agravamento das comissões bancárias acompanha. 

Por exemplo, o Novo Banco foi uma das instituições bancárias que anunciou um novo custo para as comissões bancárias que cobra.  

É importante referir que o aumento só refletirá em dezembro para algumas, e em janeiro para outras. Sendo que, no caso das comissões das contas à ordem, vão ser quase todas atualizadas a 19 de janeiro de 2024. 

Analise valores com o comparador de comissões do BdP 

O Banco de Portugal (BdP) disponibiliza na sua plataforma um comparador de comissões, que pode ajudar a analisar as opções menos custosas, agora com o agravamento dos valores. 

Na publicação do Notícias ao Minuto, pode ler-se que esta ferramenta do BdP “permite comparar de forma simples e rápida as comissões relativas a serviços associados a contas de pagamento, nomeadamente os custos com a manutenção de conta (incluindo de conta pacote), disponibilização de cartões de débito e de crédito, levantamento de numerário, aquisição de cheques e transferências". 

No comparador de comissões, é possível avaliar quais os valores máximos praticados em cada banco, nos vários serviços, face ao canal de comercialização. Note ainda que o valor das comissões já engloba os impostos à taxa legal em vigor. 

Aumento das comissões também se aplica ao crédito habitação 

Se vai contratar um crédito habitação, repare que também existem comissões bancárias associadas tanto à contratação, como à manutenção.  

Ao contratar um financiamento hipotecário, fica sujeito às seguintes comissões bancárias iniciais: 

  • Comissão de abertura; 
  • Comissão de avaliação; 
  • Comissão de formalização; 
  • Comissão de custos mensais (seguros); 
  • Comissão de conta (somente em alguns bancos). 

Depois, ao longo do período do empréstimo, tem de pagar comissões para manutenção da conta bancária e dos seguros, e comissões no cartão de crédito (caso tenha algum associado ao financiamento). 

Por isso, caso proceda com a contratação de um crédito habitação, ou transferência do financiamento hipotecário, as comissões é um custo acrescido que deve ter em conta. Isto porque são valores incluídos na Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG) e no Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC): Dois parâmetros que permitem conhecer o valor total que vai pagar pelo seu crédito, e comparar propostas de simulações entre os vários bancos. 

Então, por forma a minimizar o impacto das comissões, é essencial escolher a melhor proposta de custo/benefício para si. Para isso, recorra a um intermediário de crédito: Os agentes da Poupança no Minuto disponibilizam um serviço gratuito e personalizado. 

Contacte-nos e deixe connosco as burocracias, comunicação com os bancos, comparação e escolha da proposta mais certa (e poupada) para si! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação