Calendário fiscal: Conheça os prazos de pagamento destes impostos em 2024

Calendário fiscal: Conheça os prazos de pagamento destes impostos em 2024

Já se sabe o calendário fiscal dos impostos em 2024, nomeadamente do IRS, do IUC e do IMI. Paga algum destes? Então, fique a par dos seguintes prazos. 

19 Jan 20243 min

Gostou do que leu? Partilhe!

Aflito com tantos pagamentos? A Poupança no Minuto pode ter o serviço ideal para si... ajudamos a aliviar prestações de créditos e seguros, de forma totalmente gratuita. Fale connosco e saiba o que podemos fazer por si. 

Marque na agenda: Estas são as datas de pagamento dos impostos que deve saber 

Atenção, coloque na sua agenda todos os seguintes prazos a considerar no seu contexto, para que não entre em incumprimento e se prepare para os gastos em questão. Este é um alerta dado nas redes sociais pelo Ministério das Finanças, que deixa em pontos as datas a que deve atentar, relativas ao IRS, IUC e IMI. 

Calendarizamos, em seguida, por imposto: 

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) 

  • 15 de fevereiro – Fim do prazo para comunicar o agregado familiar; 
  • 26 de fevereiro – Limite para validar as faturas no Portal das Finanças; 
  • 15 de março – Disponibilização no Portal das Finanças os montantes das despesas consideradas para dedução relativamente à coleta e das despesas e encargos afetos à atividade; 
  • 1 de abril – Prazo máximo para reclamar faturas de despesas gerais e familiares; 
  • 30 de junho – Fim do prazo para entregar a declaração de IRS. 

Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) 

  • 31 de maio – Limite para pagamento da 1.ª prestação; 
  • 31 de agosto – Fim do prazo para pagar a 2.ª prestação, em valores superiores 500 euros; 
  • 30 de novembro – Prazo máximo para pagamento da 2.ª prestação, no caso de valores inferiores a 500 euros; 
  • 30 de novembro – Considera-se também o prazo máximo da 3.ª prestação, para quem tem valores de IMI superiores a 500 euros e não liquidou ainda por completo, tendo optado pela divisão em 3 prestações

Imposto Único de Circulação (IUC) 

Para quem é proprietário de um automóvel, deve pagar este imposto. Em 2024, note que o prazo de pagamento permanece o mesmo e depende de cada veículo. 

Ou seja, deve pagar o IUC até ao último dia do mês referente à matrícula do veículo. Por exemplo, se o seu automóvel for de dezembro, pode pagar até dia 31 de dezembro. Pode sempre pagar antecipadamente um mês antes da data, mas após só poderá pagar se o último dia do mês calhar num fim de semana: neste caso, pode pagar até ao dia útil seguinte. 

Precisa de um alívio na carteira para lidar com todos os impostos? Porque não optar por rever as condições atuais dos seus créditos e/ou seguros? 

A Poupança no Minuto disponibiliza serviços de intermediação de crédito e mediação de seguros, gratuitamente, que media toda a comunicação e burocracia com as entidades, ajudando-o a baixar as prestações mensais dos produtos. Tanto através de renegociação de condições, como transferindo os contratos para novas instituições que foram condições mais adequadas a si e vantajosas para a sua carteira. Contacte-nos e saiba como podemos ajudar no seu contexto específico! 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.



Crédito habitação